Ilê Axé Opô Afonjá recorre à Justiça para pedir transferência do corpo de Mãe Stella para Salvador

Petições foram protocoladas na Justiça de Nazaré na madrugada desta sexta-feira (28)

  • Foto do(a) author(a) Luan Santos
  • Luan Santos

Publicado em 28 de dezembro de 2018 às 11:29

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

A Sociedade Cruz Santa, entidade civil que mantém e administra o Ilê Axé  Opô Afonjá, entrou com duas petições no Tribunal de Justiça da Bahia em  Nazaré solicitando a transferência do corpo de Mãe Stella de Oxóssi para  Salvador. 

Como há resistência da companheira de Mãe Stella, a sociedade pede que a  Justiça determine a transferência para que o corpo passe pela primeira fase  do Axexê, o ritual fúnebre do candomblé. As petições foram protocoladas  durante a madrugada desta sexta-feira (28), enquanto o corpo de Mãe Stella  é velado na Câmara Municipal de Nazaré. 

Parentes da mais influente líder do candomblé do Brasil, integrantes do Ilê  Axé Opô Afonjá e de outros terreiros também ingressaram com petições na  Justiça de Nazaré, que está analisando os pedidos. 

"Só queremos um sepultamento digno e à altura do que representa Mãe  Stella", diz o presidente da Sociedade Cruz Santa, entidade civil que mantém  e administra o Ilê Axé Opô Afonjá, o ogã Ribamar Daniel. 

O enterro está previsto para acontecer às 16h no cemitério do município  nesta sexta. Mãe Stella morreu na tarde desta quinta-feira (27) aos 93 anos.  Ela estava internada desde a sexta-feira (14) na Unidade de Terapia  Intensiva (UTI) do Hospital Incar (INCAR) de Santo Antônio de Jesus, no  Recôncavo, onde estava internada desde o último dia 14.