Ilhéus: enfermeira diz que homem se recusou a ser vacinado por ela ser negra

"Eu me senti totalmente impotente", relata Thais, que atua de maneira voluntária

  • D
  • Da Redação

Publicado em 19 de maio de 2021 às 15:41

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução

(Foto: reprodução) Uma enfermeira voluntária denunciou um homem que se recusou a ser vacinado por ela por conta da cor de pele dela, que é negra. O caso foi na segunda-feira (17), em Ilhéus, no sul da Bahia. 

Thaís Carvalho, que é estudante de enfermagem, está se voluntariando para vacinar pessoas contra a covid-19 no Cras Norte, na cidade baiana. Na segunda, um homem chegou e se recusou a ser vacinado por ela.

'O senhor, que estava acompanhado da filha dele, e ela pediu para que a gente fosse vaciná-lo no carro. Eu falei assim: 'O senhor quer que eu te vacine logo? O senhor é o próximo'. Ele falou que não. Aí eu perguntei: 'O senhor já fez a ficha?' Ele: 'Meu filho está fazendo a ficha, mas você não'. Aí eu abaixei na direção dele e perguntei o motivo. Aí ele virou para mim e disse: 'Porque você é negra'", disse ela à TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia.

Na hora, Thais disse que não conseguiu reagir. "Eu sempre pensei que se isso acontecesse comigo, eu ia reagir de tal maneira, mas não consegui. Eu me senti totalmente impotente".

A enfermeira não conseguiu identificar quem era o homem - mais de 500 pessoas foram vacinadas no local naquele dia. Mesmo assim, tem intenção de prestar queixa. "Eu fiz a vacinação e voltei. Ele já tinha saído da sala de vacina, tomado a vacina dele", explica.

O secretário de saúde da cidade, Geraldo Magela, repudiou o compartamento do homem e agredeceu Thais por seu trabalho voluntário. "Nós devemos apoiar totalmente essa funcionária e agradecê-la por estar como voluntária no processo de vacinação".