Imagens de satélite determinarão causas de cratera aberta em Vera Cruz

Medida poderá detectar qualquer movimentação registrada até um ano atrás

  • D
  • Da Redação

Publicado em 20 de junho de 2018 às 18:34

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

Pode vir do céu a resposta para a cratera de 46 metros de profundidade e 29 de largura misteriosamente aberta na Vila Matarandiba, povoado de Vera Cruz. A empresa Dow Química, com concessão para extrair o mineral Sal Gema do local desde 1974, contratou o serviço de imagens de satélite para desvendar o momento exato em que o buraco foi aberto. As imagens devem recapitular qualquer movimentação registrada até um ano atrás e catalogar possíveis futuros abalos. 

Não há, contudo, prazo para o mistério chegar ao fim. E, até lá, a empresa decidiu também atuar em outras duas frentes: o Instituto de Geomecânica Alemão (IFG) analisará materiais recolhidos na terça-feira (19), para determinar as causas da formação do buraco em até seis meses; e micro-sensores foram instalados para monitorar movimentações horizontais ou verticais ou possibilidade de novas ocorrências.  Foto: Divulgação Desde a abertura da cratera, houve também atualização nas medidas registradas. O comprimento cresceu de 69 metros para 71,7 metros; a largura saiu dos 29 metros para 29,7 metros; e a profundidade foi reduzida em 0,6 metros, de 46 para 45,40. O buraco foi descoberto pela Dow Química no dia 30 de maio. Já moradores do povoado o viram no dia 3 de junho.

A preocupação, agora, é evitar que os moradores do povoado, em média 800, se aproximem da beirada do buraco. Enquanto a largura da abertura na superfície é de 69 metros, no fundo o valor cresce para 100 metros. Ou seja, é possível e natural que haja erosão nos próximos dias. A empresa conta com o apoio do Ibama para isolar um raio de até 300 metros. 

O caso  No meio de uma área de mata fechada, uma cratera de mais de 40 metros de profundidade, 69 metros de largura e 29 metros de área da superfície apareceu do nada, deixando todos intrigados. 

A empresa identificou a alteração no dia 30 de maio e fez uma proteção com fita plástica e cartazes para tentar evitar que os moradores se aproximem. Um segurança também fica no local explicando à população do risco de queda. 

O problema é que a cratera, que fica a cerca de um quilômetro do povoado, tem se tornado um ponto de visitação dos moradores. Famílias se arriscam e vão até o buraco para ver o fenômeno, como se estivessem num passeio qualquer de fim de semana. 

O povoado é habitado em sua maioria por marisqueiros, pescadores e caçadores - a maioria, gente de pouca condição financeira e pouca instrução formal.