Imóvel desaba em Pau da Lima por causa da chuva

A Codesal atendeu 124 ocorrências até às 16h36 desta terça-feira (24)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 24 de março de 2020 às 16:58

- Atualizado há um ano

. Crédito: Marina Silva/CORREIO

Foi registrado o desabamento de um imóvel no Bairro de Pau da Lima em decorrência da chuva que atingiu Salvador a partir da madrugada desta terça-feira (24). De acordo com boletim de ocorrências da Defesa Civil de Salvador (Codesal), ainda foram registrados cinco alagamentos de imóvel na Cidade Baixa (1), Cabula (1), Pau da Lima (2) e Valéria (1).

Da meia-noite desta terça até às 18h48, foram registrados 33 deslizamentos de terra, dois desabamento de muro e cinco desabamentos parciais. No período, houve 24 ameaças de deslizamento e 26 ameaças de desabamento.

A Codesal atendeu 139 ocorrências até o início da noite desta terça. Foram registradas 8 quedas de árvores nos bairros de Cajazeiras (1), Itapuã/Ipitanga (2), Subúrbio/Ilhas (2), Barra/Pituba (1), Pau da Lima (1) e Valéria (1). Além disso, a equipe do CORREIO encontrou uma árvore caída sobre a pista da Avenida Vasco da Gama, na ladeira que dá acesso à Avenida Bonocô. Outras sete árvores ameaçam cair na capital.

Das ocorrências atendidas, houve um incêndio, três infiltrações e seis orientações técnicas. A Codesal ainda avaliou 18 imóveis alagados.

A Ilha de Maré lidera o acumulado de chuvas das últimas 24h, com 116,2 mm, de acordo com a Codesal. O documento publicado às 18h03 ainda aponta que o bairro de Mussurunga registrou a maior quantidade de chuva das últimas 12h com 49,6 mm.

Nas últimas seis horas, foram registrados 3 mm de chuva nos bairros de Mussurunga e Nova Brasília. Já a Liberdade e Ondina tiveram um acumulado de 0,4 mm cada na última hora.

De acordo com o boletim meteorológico da Defesa Civil (Codesal), enviado às 16h33 desta terça, a previsão para as próximas horas desta terça é de chuvas moderadas a fortes. O órgão alerta que há riscos de deslizamento de terra, devido aos acumulados de água. 

Para quarta-feira (25), a previsão é de céu parcialmente nublado com possibilidade de chuvas fracas e isoladas, a qualquer hora do dia. O órgão assinala que o mau tempo pode provocar alagamentos e deslizamentos de terra.

O mau tempo deixa o mar agitado, com fortes ventos na Baía de Todos-os-Santos, o que torna a navegação não recomendável.

Qualquer situação de emergência pode ser informada através do 199, o disque emergência da Defesa Civil que funciona em plantão 24 horas. A equipe da Codesal se mantém alerta e em esquema de plantão para atender qualquer chamado, a fim de garantir a segurança civil da população e evitar riscos aos moradores.

"O atendimento continua normal na Codesal, órgão que integra a categoria de serviços fundamentais do município. Apenas pedimos a todos que fiquem em suas casas e evitem aglomerações, única forma de conter a pandemia de coronavírus", afirma o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macêdo.