Impasse na pista: Prefeitura de Lauro de Freitas e associação de kart brigam por espaço em kartódromo

Gestão municipal levou contêineres para local que afirma ser da Igreja Católica

  • Foto do(a) author(a) Wendel de Novais
  • Wendel de Novais

Publicado em 6 de maio de 2021 às 21:35

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Reprodução

Os pilotos que costumam treinar no kartódromo de Lauro de Freitas tiveram uma surpresa na manhã desta quinta-feira (6) ao chegar no local. É que, no estacionamento, onde deixam os seus veículos e têm acesso à pista, não havia mais vagas para eles. Isso porque a Prefeitura de Lauro de Freitas colocou no lugar contêineres sem consultar a Associação Baiana de Kart (ABK), que alega estar em posse legal da área por ter iniciado o processo de usocapião do local. 

A detenção do local é contestada pela gestão municipal, que afirmou para a reportagem do CORREIO que o espaço para onde estava destinando os contêineres não faz parte dos 30 mil metros quadrados que estão em posse da associação e é propriedade do Seminário Central da Bahia, que cedeu o uso para a Prefeitura, que está remanejando barraqueiros da Praia de Ipitanga para dar continuidade às obras de contenção no local. De acordo com a ABK, a Prefeitura passou a não vê-la como responsável pela área há pouco tempo.

Desentendimento 

João Gonçalves, vice-presidente da associação, afirma que, em um primeiro momento, tudo foi feito através da conversa entre Prefeitura e associação - que cedeu parte do espaço para a administração -, mas isso mudou quando a gestão parou de se comunicar e passou a não reconhecer mais a posse da associação sobre o local. “Eles até conversaram com a gente e concordamos em ceder dois terços do estacionamento. O que começou pelo diálogo pedindo nossa permissão, agora, termina com eles nem reconhecendo a nossa autoridade, entrando sem pedir. Não nos opomos a ceder desde que seja ajustado conosco de uma forma que possamos usar de modo compartilhado.”, declara o vice-presidente.

Gonçalves diz que a atitude da Prefeitura não era esperada pela associação mesmo depois de pararem com as conversas. “Foi uma surpresa. Hoje, quando chegamos aqui, nos deparamos com um contêiner na parte que não poderia ser usada porque precisamos da área e tivemos que ficar aqui pra nossa situação não piorar porque, segundo eles, mais três contêineres seriam colocados no estacionamento”, contou.  ABK colocou seguranças no estacionamento para evitar entrada da Prefeitura com cotêineres no local (Foto: Reprodução) Prefeitura responde

A gestão municipal de Lauro disse, por meio de nota, que a área de 2.213 metros quadrados que o município vai utilizar para alocar os barraqueiros está fora do espaço da ABK. “Essa área onde a prefeitura está instalando os containers para os barraqueiros foi cedida pelo Seminário Central da Bahia (Igreja Católica) em resposta à solicitação da prefeitura de Cessão de Uso enquanto estiver em execução da obra, o que foi aceito pelo seminário”, explicou.

A Prefeitura falou sobre o processo de usucapião, afirmou que entende que a ABK não deve ter o pedido concedido e disse ainda que associação quer ter direito a um território que está além do que foi concedido temporariamente. “A Prefeitura aguarda decisão judicial na expectativa de que seja negado pelo fato de que a cessão de uso feita pela Prefeitura desde 1992 não assegura à associação o direito e se surpreende que, além de reivindicar o usucapião dos 30 mil metros quadrados, ainda quer se apossar de áreas adjacentes”, concluiu. 

De acordo com informações da ABK, só um contêiner foi colocado no estacionamento enquanto o segundo está no passeio do kartódromo após ter a entrada impedida pela diretoria, que direcionou seguranças particulares para o local com o intuito de evitar uma nova entrada com os contêineres.

*sob supervisão da subeditora Fernanda Varela