Imprensa americana afirma que sinais vitais de Trump preocupam

Infectado com a covid-19, presidente americano, de 74 anos, está internado

Publicado em 3 de outubro de 2020 às 18:03

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Saul Loeb/AFP

Enquanto os porta-vozes do Centro Médico Militar Nacional Walter Reed, em Washington, garante que o presidente Donald Trump, internado no local, está bem, a imprensa dos EUA afirma que os sinais vitais do líder americano foram "muito preocupantes" nas últimas 24h.

A informação foi divulgada neste sábado (3) pelas agências Reuters, AFP, Associated Press e pela CNN.

Segundo fonte ouvida pela imprensa local, as próximas 48h serão críticas em termos de atendimento ao paciente, que está em plena campanha pela reeleição. "Nós ainda não estamos em um caminho claro para uma recuperação completa", disse a fonte aos jornalistas.

A equipe médica apontou que Trump estava se sentindo bem, sem febre nas últimas 24h e que apresentava "tosse extremamente leve", congestão nasal e fadiga.

Apesar da declaração, o médico foi evasivo sobre o fato do presidente ter recebido oxigênio suplementar. "Ele não está usando oxigênio."

Fonte próxima ao governo diz que Trump "definitivamente" recebeu oxigênio para auxiliar na respiração nessa sexta-feira (2), ainda na Casa Branca.

Trump voltou ao Twitter na tarde deste sábado e afirmou estar se sentindo bem e aproveitou para fazer elogios à equipe.

"Médicos, enfermeiras e TODOS do GRANDE Centro Médico Walter Reed, e outros de instituições igualmente incríveis que se juntaram a eles, são INCRÍVEIS!!! Um progresso tremendo foi feito nos últimos 6 meses no combate a esta PRAGA. Com a ajuda deles, estou me sentindo bem!", publicou, em inglês (veja abaixo).

Mais cedo, o líder estadunidense voltou a dizer que a primeira dama, Melania Trump, que também está com a doença, passa bem.

O casal testou positivo para covid-19 após a secretária de imprensa do presidente ser diagnosticada com o vírus. O vice Mike Pence, sua esposa e o candidato democrata Joe Biden testaram negativo.