Inauguração de tirolesa no Cristo da Barra é adiada

Equipamento está pronto e já passou pela fase de testes; nova data será anunciada

Publicado em 20 de setembro de 2018 às 20:55

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

Foto: Divulgação A experiência de descer de tirolesa em plena capital baiana vai ter que esperar um pouco mais. Isso porque a empresa responsável por gerir a tirolesa entrou em acordo com a Prefeitura de Salvador para fazer a inauguração junto à entrega do novo Cristo da Barra, que foi requalificado. Ainda não há data confirmada para a inauguração dos dois equipamentos.

A informação foi confirmada ao CORREIO pela assessoria de comunicação da Tirolesa Salvador, empresa responsável pela gestão do equipamento, e por fontes ligadas à Prefeitura.

Na tarde desta quinta-feira (20) foi anunciado que haverá uma promoção durante os primeiros dias da tirolesa. O preço para usar o equipamento será R$ 30 e R$ 15 (meia), mas, com a promoção, custará o valor da meia para quem levar um pacote de leite em pó para doação. O material arrecadado será doado ao Instituto de Cegos da Bahia (ICB). 

O Morro do Cristo vai contar como ponto de partida da atração, que possui 110 metros de percurso e 15 metros de altura. A plataforma de desembarque será ao lado do restaurante Barravento. O funcionamento será de segunda a sexta, das 10h às 18h, e sábado e domingo das 9h às 19h.

O secretário Cláudio Tinoco, de Cultura e Turismo (Secult), afirmou que a tirolesa enriquece uma área que já é bastante atrativa em ofertas de entretenimento. “É uma área que já atrai visitantes pelo sol e praias do Porto e Farol da Barra, além dos espaços históricos e culturais Carybé de Artes, Pierre Verger da Fotografia e Museu Náutico da Bahia. Agora vamos nos apropriar da tirolesa como mais uma opção para promover Salvador”, afirmou.

De acordo com o diretor técnico da empresa responsável pelas tirolesas da capital baiana e de Morro de São Paulo, Juan Pablo Caamaño, o projeto no Cristo da Barra vem sendo estudado há quatro anos. “A cidade receberá um presente mais que merecido. A tirolesa permanente, no bairro da Barra, vai proporcionar uma maior movimentação de pessoas, entre moradores e turistas do Brasil e do mundo, principalmente aquelas que gostam de adrenalina e esportes radicais com segurança. Não tenho dúvidas do sucesso”, diz.

Incremento A novidade também atinge a economia no local. Trabalhando na região do Cristo da Barra há mais de 25 anos, a vendedora Maria da Conceição, 48, disse que já viveu todas as fases possíveis do local e, agora, espera que a movimentação no ponto turístico seja ainda maior.

Ela frisa que a sensação de segurança aumenta quando há mais pessoas transitando e que, com a tirolesa, "a tendência é só progredir". Ela espera que um dos futuros usuários do equipamento seja o cantor Bell Marques, a quem nomeia como seu cliente VIP, já que ele costuma parar em seu carrinho de coco para se refrescar, após as corridas que faz na orla.

Frequentador assíduo do local na época anterior à grande reforma feita na orla, o assistente-administrativo Vailton Santos, 35, promete arranjar mais brechas no trabalho a partir de agora, com a Barra revitalizada e com mais atrativos, como a tirolesa.

"É um dos (locais) mais bonitos da cidade. Salvador só tem a ganhar depois que a tirolesa estiver pronta", comentou Vailton, ao elogiar a vista que o equipamento dará ao usuário. A descida também vai proporcionar uma vista privilegiada do Farol da Barra.