Incêndio atinge vegetação próxima à Pedra de Xangô

Monumento do Candomblé e entorno são considerados patrimônio cultural de Salvador

Publicado em 13 de março de 2019 às 15:33

- Atualizado há um ano

Um incêndio atinge uma área próxima à Pedra de Xangô, desde as 8h desta quarta-feira (13), no bairro de Cajazeiras 10. O fogo está concentrado atrás de um condomínio, a aproximadamente 200 metros de distância do monumento sagrado do Candomblé. Moradores dizem ter acionado o Corpo de Bombeiros desde então, mas uma equipe só chegou à tarde. Alguns deles chegaram a ir até a Unidade Operacional do Corpo de Bombeiros, sem que ninguém fosse encontrado. 

A Pedra de Xangô é considerado patrimônio cultural de Salvador desde maio de 2017, por ação da Fundação Gregório de Mattos, ligada à Prefeitura de Salvador, em resposta aos pedidos da Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro-Ameríndia (AFA), da Associação Pássaros das Águas e da Câmara Municipal de Salvador.

O monumento é considerado símbolo da resistência e dos terreiros de Candomblé existentes na região. Uma parte da área do entorno também é tombada, mas a Fundação Gregório de Matos não confirmou se a área onde ocorre o incêndio está salvaguardada. 

A fumaça começa a invadir os apartamentos do Residencial Fazenda Grande. Por isso, os moradores começaram a deixar os edifícios para a área da frente do conjunto de moradias.

“Ainda mais com esse calor intenso, ninguém consegue ficar lá dentro”, relatou o morador Edson Santos, 47. No caso da família de Edson, a esposa grávida e a filha de 2 anos também precisaram deixar o prédio.

O CORREIO entrou em contato com o Corpo de Bombeiros e aguarda uma resposta.