Incêndio no Pantanal destrói refúgio de 15% das araras-azuis

brasil
16.08.2020, 16:21:58
Atualizado: 16.08.2020, 17:16:50

Incêndio no Pantanal destrói refúgio de 15% das araras-azuis

Estimativa do Instituto Arara Azul aponta que dos 6.000 animais na natureza, 700 estão na fazenda São Francisco

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

O incêndio que atinge a região do Pantanal avança sobre a fazenda São Francisco do Perigara, maior refúgio mundial da arara-azul. O local concentra 15% da população livre da espécie, segundo levantamento feito pelo jornal Folha de S.Paulo.

O fogo já consumiu 1,5 milhão de hectares, o equivalente a 10% da área total só neste ano. Corpo de Bombeiros de Mato Grosso e funcionários da fazenda tentam salvar os ninhos e controlar as chamas.

A fazenda, que fica a 150 km de Cuiabá, já perdeu cerca de 70% dos cerca de 25 mil hectares de vegetação nativa. Desde 1960 a fazenda pertence à mesma família, que criou o santuário da espécie ameaçada de extinção.

Estimativa do Instituto Arara Azul aponta que dos 6.000 animais na natureza, 700 estão na fazenda São Francisco.




***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas