Indicado ao Prêmio Braskem de Teatro faz nova temporada

O espetáculo infantojuvenil O Barão nas Árvores está em cartaz no Teatro Gamboa Nova, todos os domingos de março

  • Foto do(a) author(a) Laura Fernades
  • Laura Fernades

Publicado em 8 de março de 2019 às 05:50

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Diney Araújo/Divulgação

No mês em que são celebrados o teatro e o circo, a programação do Teatro Gamboa Nova dá mais uma chance para quem não viu o espetáculo O Barão nas Árvores. Indicado ao Prêmio Braskem de Teatro em duas categorias, melhor ator e melhor espetáculo infantojuvenil, o solo protagonizado por Marcos Lopes está de volta a cartaz para uma curta temporada.

Inspirada no realismo fantástico do escritor italiano Ítalo Calvino (1923-1985), a peça conta a história do filho de uma família nobre que decide sair de casa para viver em cima das árvores. “Gosto de destacar o ativismo do personagem principal, o Cosme. Ele decidiu sair desse conforto e passou a plantar novas árvores, passou a preservar o meio ambiente”, destaca o ator Marcos Lopes, 28 anos.

Ora contando histórias, ora com bonecos, ora como ele mesmo, Marcos interpreta sozinho os 15 personagens do espetáculo dirigido por Guilherme Hunder. Entre as figuras mais marcantes da história que foi adaptada para o teatro, está um ladrão que encontra com o protagonista na floresta e acaba pegando um livro emprestado. (Foto: Diney Araújo/Divulgação) “Como Cosme gosta muito de ler, ele dá o livro para o ladrão que não quer fazer mais nada a não ser isso. É interessante o fomento à leitura dentro do livro de Calvino. É um personagem salvo pela arte, pela vontade de ler. É uma metáfora da vida real”, observa Marcos, sobre a peça que também denuncia o isolamento que os indivíduos se colocam diante do outro.

Cosme, por exemplo, só conhece a vizinha que mora a vida toda ao seu lado, muro com muro, no dia em que sai de casa para viver nas árvores. “É como nas nossas vidas, hoje: a gente vive isolado no meio da multidão”, reflete o protagonista de O Barão nas Árvores. Com referência às tradições e canções da cultura popular nordestina, o espetáculo mistura música, dança e contação de histórias para falar de temas como cidadania, poder, amor e sonho.

Serviço O quê: peça infantojuvenil O Barão nas Árvores. Quando: Domingos de março, às 17h. Até dia 31. Onde: Teatro Gamboa Nova (Rua Gamboa de Cima, 3, Aflitos | 3329-2418). Ingresso: R$ 20 | R$ 10.  Vendas: www.sympla.com.br.