Indústria baiana fecha 2016 com queda

Dados do IBGE demonstram que a Bahia fecha o terceiro ano consecutivo com queda

  • D
  • Da Redação

Publicado em 8 de fevereiro de 2017 às 09:06

- Atualizado há um ano

A produção industrial da Bahia teve queda de 9,3% em dezembro de 2016, na comparação com o ano anterior. Foi a décima taxa negativa consecutiva nesse tipo de comparação. A variação anual registrou queda de 5,2% e fez o estado encerrar o terceiro ano consecutivo com queda nas taxas, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Na análise por setores de atividade, na comparação mensal, houve decréscimos em seis das 12 atividades pesquisadas, assinalando queda na produção. O principal impacto negativo no período foi observado no setor de Coque, produtos derivados de petróleo e biocombustíveis (-24,1%) – pressionado, principalmente, pela menor produção de óleo diesel, gasolina automotiva e óleos combustíveis, de acordo com análise da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).Foto: Agência Brasil/EBCNa comparação anual, o setor de petróleo e derivados também teve papel fundamental, mas o volume de queda foi menor, de 5,2%. Positivamente, destacaram-se a fabricação de Produtos alimentícios (3,3%) e Produtos químicos (1,6%), impulsionados, em grande parte, pela maior fabricação de açúcar cristal, leite em pó, carnes de bovinos frescas ou refrigeradas e massas alimentícias secas, no primeiro; e de amoníaco, ureia e policloreto de vinila (PVC), no segundo. 

As perdas na produção industrial não ficaram restritas à Bahia. Foram praticamente generalizadas no Brasil em 2016 em comparação a 2015. Houve retração em 14 dos 15 locais pesquisados no ano, segundo os dados da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional. No maior parque industrial do país, São Paulo, o recuo foi de 5,5%.

A única exceção entre os estados foi o Pará, que registrou uma expansão de 9,5% em 2016. Na média nacional, a indústria teve uma queda de 6,6% no ano passado.

A produção industrial recuou em seis dos 15 locais pesquisados em dezembro de 2016 ante o mesmo mês de 2015, segundo o IBGE. Na comparação com igual mês do ano anterior, o total do setor industrial brasileiro teve redução de 0,1% em dezembro de 2016.