Inep desmente notícia falsa de que o Enem foi cancelado

Imagem falsa que simula notícia do G1 diz que exame foi cancelado

  • Foto do(a) author(a) Agência Brasil
  • Agência Brasil

Publicado em 4 de novembro de 2018 às 11:09

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Circula nas redes sociais uma notícia falsa de que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi cancelado, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O exame começa a ser aplicado neste domingo (4), às 13h30, horário de Brsília. (Foto: Almiro Lopes/Arquivo CORREIO) Segundo nota divulgada pelo Inep, circula nas redes sociais uma imagem falsa, simulando uma notícia do G1, informando que as provas do Enem 2018 foram canceladas após suspeitas de fraudes nas regiões Norte e Nordeste."A imagem é #FAKE [falsa]", diz o Instituto que confirma a aplicação do exame em todas as unidades da federação neste e no próximo domingo, 4 e 11 de novembro."Apenas os portais e redes sociais do Ministério da Educação e do Inep são fontes oficiais de informações sobre o Enem", esclarece o Inep.

Os portões do Enem abrem às 12h, no horário de Brasília, e fecham às 13h. É preciso estar atento ao horário de verão, que começou hoje.

Portões abertos Os portões dos locais de prova do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram abertos ao meio dia, no horário de Brasília, 11h em Salvador. Os estudantes podem ter acesso às salas até as 13h (horário de Brasília), quando começam os procedimentos de segurança. As provas começam a ser aplicadas às 13h30.

Os estudantes terão cinco horas e meia para fazer as provas de linguagem, ciências humanas e redação. Para evitar imprevistos, alguns estudantes chegaram com antecedência.

Por causa do início do horário de verão nesta madrugada, os estados do Norte e do Nordeste terão horários diferentes de abertura e fechamento dos portões. Confira a programação preparada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para este domingo (4):

Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Tocantins: 11h – Abertura dos portões 12h – Fechamento dos portões 12h30 – Início das provas 18h – Término das provas

Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo: 12h – Abertura dos portões 13h – Fechamento dos portões 13h30 – Início das provas 19h – Término das provas

Amazonas (com exceção de 13 municípios da região sudoeste), Rondônia, Roraima: 10h – Abertura dos portões 11h – Fechamento dos portões 11h30 – Início das provas 17h – Término das provas

Acre, Amazonas (13 municípios da região sudoeste: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença e Tabatinga): 9h – Abertura dos portões 10h – Fechamento dos portões 10h30 – Início das provas 16h – Término das prova

Os candidatos deverão ter em mãos um documento válido, oficial e com foto; e guardar no envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador o telefone celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos, desligados. O candidato deve levar também caneta de tubo transparente e tinta preta. Lápis, borracha, lapiseira e canetas sem transparência não podem ser usados no dia da prova.

O participante não poderá deixar o local de prova antes das duas primeiras horas e só poderá levar o seu Caderno de Questões caso deixe a sala 30 minutos antes do fim da prova.