Infeliz aniversário: Vitória completa dois meses sem um triunfo

Jejum tão grande não acontecia desde 1978

  • Foto do(a) author(a) Vitor Villar
  • Vitor Villar

Publicado em 6 de abril de 2019 às 06:20

- Atualizado há um ano

. Crédito: Maurícia da Matta / EC Vitória

Sem que muita gente se dê conta, o Vitória apagará neste sábado (6) mais uma velinha num bolo recheado de infelicidade. O Leão completa dois meses sem vencer uma partida sequer em 2019.

O último triunfo aconteceu no dia 6 de fevereiro, um 4x0 sobre o Jequié, no Barradão, pela 4ª rodada do Baiano. De lá para cá, foram sete empates e quatro derrotas.

Nesse caminho, apenas jogos de primeira fase, seja de Copa do Brasil, Copa do Nordeste e do próprio Baiano (veja, abaixo, a lista de jogos).

Nesses 11 duelos, o Vitória enfrentou apenas dois times de Série A – Bahia e Ceará – e nenhum da Série B, divisão em que se encontra o rubro-negro. Os demais são da Série C – Botafogo-PB, Confiança, ABC e Náutico – ou até inferiores a isso.

Aquela hoje longínqua vitória sobre o Jequié foi apenas uma das três que o rubro-negro teve na temporada, todas pelo estadual. As demais foram sobre o Conquista (1x0) e Jacobina (2x1). Lembrando: já são 18 jogos em 2019.

Só em 1978Segundo os dados do pesquisador Alexandro Ramos Ribeiro, autor do livro Barradão, Alegria, Emoção e Vitória, um jejum tão grande do Leão não acontece há 41 anos, desde 1978.Com um agravante: aquele jejum aconteceu em meio à disputa do Campeonato Brasileiro de 1978, competição de nível bem maior do que as que o time disputa agora.

Na ocasião, o Vitória ficou 12 jogos sem vencer, sendo cinco empates e sete derrotas. No intervalo, a equipe chegou a ficar nove jogos sem fazer um único gol.

Quedas

Olhando a lista ao lado, o torcedor lembrará de duas humilhações que o Vitória viveu neste ainda curto ano. Primeiro, a derrota por 2x0 para o Moto Club e a queda na primeira fase da Copa do Brasil, no dia 13 de fevereiro.

Depois, o 2x0 para o Fluminense de Feira, no Barradão, que rendeu a eliminação na primeira fase do Baiano.

Lembrando que na Copa do Nordeste, única competição em que o Leão segue vivo, a equipe ainda não venceu um jogo sequer. Foram sete empates e uma derrota, o suficiente pelo menos para classificar o time às quartas.

É pelo Nordestão que o Vitória ainda tem a chance de impedir que o jejum se estenda. Mais precisamente na segunda-feira, às 21h30, contra o Fortaleza, no Castelão.

Caso contrário, só no dia 27 de abril, na estreia da Série B, contra o Botafogo-SP.

“Se nos oferecerem a condição de vencer o Fortaleza e classificar, ótimo. Mas se não ocorrer, que nós tenhamos também já uma preparação para os pênaltis, porque o pênalti é uma outra condição que deixa igual, e o resultado nos favorece também”, disse o técnico Claudio Tencati sobre a partida.

Confira a lista de jogos:

Bahia de Feira 2x2 Vitória Moto Club 2x0 Vitória Vitória 1x1 Ceará Juazeirense 1x1 Vitória Vitória 1x2 Atlético de Alagoinhas Vitória 1x3 Botafogo-PB Bahia 0x0 Vitória Confiança 2x2 Vitória Vitória 0x2 Fluminense de Feira ABC 0x0 Vitória Vitória 1x1 Náutico