Inglaterra e Bélgica jogam por liderança 'indesejada'

Partida definirá o líder do Grupo G, que cairá num chaveamento mais difícil do que o segundo colocado

  • Foto do(a) author(a) Bruno Queiroz
  • Bruno Queiroz

Publicado em 28 de junho de 2018 às 05:08

- Atualizado há um ano

. Crédito: AFP / GIUSEPPE CACACE

Na Copa do Mundo, ser primeiro colocado do seu grupo não garante nenhuma vantagem para a sequência da competição. Terminar a primeira fase na liderança pode provocar até um caminho mais “complicado” para determinada seleção. 

É o caso de Bélgica e Inglaterra, já classificadas e que jogam nesta quinta-feira (28), às 15h, em Kaliningrado. Conquistar o primeiro lugar no Grupo G proporcionará um chaveamento com as campeãs mundiais França, Argentina, Brasil, Uruguai e a atual campeã da Europa, Portugal. 

Ainda que não admita a preferência em terminar na segunda posição, o técnico da Bélgica, Roberto Martínez, já indicou que deve escalar muitos reservas no confronto, poupando assim os seus principais jogadores. 

“Neste momento estamos classificados. Essa era a prioridade. Agora temos que olhar individualmente. Temos que competir bem, mas nossa prioridade não é vencer. Temos jogadores pendurados, não vamos correr risco de perdê-los no mata-mata. Também há jogadores com pequenos problemas físicos. É muito importante protegê-los e deixá-los nas melhores condições”, explicou. 

Sem temer qualquer adversário, o técnico inglês, Gareth Southgate adotou um discurso diferente, de bastante confiança. Para ele, a busca pela primeira colocação no grupo é o objetivo atual da Inglaterra. 

“Queremos ganhar o jogo, isso que fizemos para o grupo. E faremos o que tiver de fazer para ir em frente. Tentamos desenvolver uma mentalidade vencedora. Não posso imaginar que se fale sobre outra coisa. É o que tentamos construir há dois anos. Tivemos uma escolha de jogar amistosos contra times mais fáceis, mas preferimos os times top porque é um desafio melhor e você aprende nesses jogos”. 

Um duelo, em particular, deve acontecer na partida. Com o intuito de ser o artilheiro da competição, o centroavante Harry Kane, que já marcou 5 gols na Copa, deve jogar e terá pela frente o companheiro de clube Tobi Alderweireld. Ambos atuam no Tottenham. 

O zagueiro belga falou sobre a possibilidade do enfrentamento não só com Kane, mas com outros atletas que atuam na liga inglesa. “Vai ser um jogo especial. Eu conheço muitos dos caras e ocasionalmente nós trocamos mensagens. Mas agora estão todos focados no seu time”, garantiu.  Para cumprir tabela

Panamá x Tunísia 

No outro jogo do Grupo G, no mesmo horário, Tunísia e Panamá se enfrentam em busca do primeiro triunfo no torneio. O jogo marca o duelo entre as duas piores equipes do torneio e das piores defesas. Os panamenhos sofreram nove gols e os tunisianos, sete.