Inglaterra exige jogos gratuitos para retorno da Premier League

País também quer que os clubes façam mais investimento no futebol de base

Publicado em 15 de maio de 2020 às 12:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: AFP

O governo da Inglaterra autorizou que o Campeonato Inglês seja retomado durante o mês de junho. Mas, para que a bola volte a rolar na terra da rainha, uma série de medidas e adequações vão ter que ser cumpridas para evitar o contágio pelo novo coronavírus. 

Entre as exigências feitas pelo governo britânico estão o maior investimento no futebol de base e transmissões gratuita para que os jogos tenham maior alcance na população. 

"O governo está abrindo as portas para o futebol competitivo retornar com segurança em junho. Isso precisa incluir amplo acesso aos torcedores à cobertura ao vivo e garantir que os ganhos provenientes da retomada do esporte apoiem a família do futebol em geral", declarou Olivier Dowden, secretário de Cultura da Inglaterra, logo após a reunião com representantes da Premier League.

“Agora está com as autoridades do futebol em concordar e finalizar os detalhes dos seus planos. Há boa vontade dos dois lados para entregar isso aos torcedores”, garantiu Dowden.

De acordo com o jornal 'The Guardian', a Premier League já iniciou conversas com as emissoras “Sky Sports” e “BT Sports”, detentoras dos direitos de transmissão do campeonato na Inglaterra, para debater o assunto e se adequar às exigências.

O periódico diz ainda que a intenção do governo é de que os jogos sejam disponibilizados em canais abertos ou plataformas na internet. O governo quer também que a Premier League divida com a EFL, que organiza as três séries inferiores, os lucros do retorno do futebol. O valor gira em torno de R$ 1,4 bilhão. 

Apesar do sinal verde do governo inglês, ainda há um impasse esportivo para o retorno do futebol. Alguns clubes não concordam com a existência de rebaixamento caso o torneio seja encerrado de forma precoce. 

Faltando apenas nove rodadas para o fim da Premier League, o Liverpool lidera a comptição com folga. A equipe soma 82 pontos, 25 a mais que o Manchester City, segundo colocado com 57.