Inglaterra se classifica após maior goleada do Mundial da Rússia

Kane faz três nos 6x1 contra o Panamá e vira artilheiro da Copa

  • D
  • Da Redação

Publicado em 24 de junho de 2018 às 11:22

- Atualizado há um ano

. Crédito: MARTIN BERNETTI/ AFP

Quem decidiu levantar do sofá pra buscar um pedaço de bolo de fubá ou um copo de mingau de milho no domingo de São João com certeza perdeu algum lance eletrizante da maior goleada da Copa do Mundo da Rússia. O país que inventou o futebol não teve dificuldade para vencer um estreante. A Inglaterra bateu o Panamá por 6x1, em Níjni Novgorod, e garantiu a classificação às oitavas de final do torneio.  

Foi o placar mais elástico da seleção inglesa na história do Mundial. O principal destaque foi o centroavante Harry Kane, que marcou três vezes. Ele assinou dois de pênalti e contou com a sorte para marcar o terceiro. A bola tocou sem querer em seu calcanhar e entrou. Kane já havia feito dois na estreia, na vitória sobre a Tunísia por 2x1, e agora é o artilheiro isolado da competição com cinco gols - Lukaku, da Bélgica, e o português Cristiano Ronaldo têm quatro. Stones, com dois gols, e Lingard completaram o inédito triunfo para a Inglaterra.

O gol de honra da seleção panamenha só saiu quando a fatura já estava liquidada, mas ele foi comemorado em campo e na arquibancada como se fosse o de um título. O tento não garantiu a vitória, mas entrou para a história. Ex-jogador de Grêmio e Atlético-PR, o zagueiro Felipe Baloy teve a honra de marcar, aos 32 minutos da etapa final, o primeiro gol do Panamá em uma Copa do Mundo. 

O resultado deixou a equipe inglesa empatada com a Bélgica na ponta da tabela. As duas seleções somam seis pontos, têm oito gols marcados e dois sofridos no Grupo G. A Inglaterra, inicialmente, tem a vantagem de jogar pelo empate no duelo da próxima quinta-feira (28), às 15h, em Kaliningrado, porque tem menos cartões amarelos (2 a 3). O Panamá no mesmo dia e horário, em Saransk, faz o duelo dos eliminados com a Tunísia.

O jogo O Panamá chegou a assustar bem no começo da partida, com chutes de longa distância, mas não esboçou a menor reação depois que a Inglaterra abriu o placar logo aos sete minutos. Após cobrança de escanteio do lado direito, o zagueiro Stones apareceu livre no meio da área e mandou de cabeça para as redes.  Aos 22, Escobar derrubou Lingard na área e o juiz marcou pênalti. Kane bateu forte no ângulo direito do goleiro Penedo e ampliou. Os panamenhos não conseguiam nem passar do meio de campo direito e viram o adversário marcar o terceiro aos 36 minutos. Lingard recebeu passe de Sterling e assinou uma pintura ao acertar o ângulo esquerdo de Penedo. Quatro minutos depois, Kane ajeitou de cabeça, Sterling cabeceou para defesa de Penedo e, na sobra, o zagueiro artilheiro Stone mandou para as redes.

O Panamá não se acertava em campo e conseguiu a façanha de cometer dois pênaltis em uma mesma jogada. Murillo abraçou Stones na área e Kane foi agarrado por Godoy. O centroavante do Tottenham bateu da mesma maneira e cravou o placar do primeiro tempo: 5x0. Na etapa final, a Inglaterra tirou o pé. Mesmo assim, contou com um pouco de sorte para chegar ao sexto gol. Loftus-Cheek chutou cruzado de fora da área, a bola tocou no calcanhar de Kane e enganou o goleiro Penedo. O camisa 9 comemorou um tanto sem graça, mas garantiu a artilharia isolada do Mundial. Antes da saída de bola, o técnico Southgate tirou Kane de campo. O Panamá então passou a se arriscar ao ataque e chegou ao gol de honra com o zagueiro Baloy. Aos 32 minutos, o jogador aproveitou cruzamento na área e desviou de carrinho para as redes.