Inovações nas caçambas

Por Antonio Meira Jr

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Publicado em 14 de novembro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

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A Renault, com a Duster Oroch, foi a primeira a lançar uma picape intermediária, entre as pequenas e as médias. Mas no mercado brasileiro, quem se saiu melhor nas vendas com essa solução foi a Fiat. O veículo é o segundo mais emplacado no segmento geral de picapes e só perde para outro modelo da Fiat, a Strada. De olho neste sucesso, a Volkswagen encomendou estudos que apontam que o segmento vai crescer 36% nos próximos cinco anos. A resposta da marca alemã vai chegar no ano que vem, a Tarok. Apresentada como conceito, a nova picape terá motorizações turbo, tanto diesel quanto flex, opção de tração nas quatro rodas e ainda uma inovadora caçamba. O compartimento de carga poderá ser ampliado para dentro do veículo. Basta dobrar os bancos traseiros, que são individuais e corrediços, para ampliar a caçamba e acomodar objetos maiores sem a necessidade de colocar um extensor na tampa. Após a Atlas Tanoak, que foi apresentada em Nova York (EUA) em março, a Tarok é a segunda picape conceitual baseada na estratégia modular MQB. Ou seja, é um veículo que utiliza monobloco, como Toro e Oroch, e diferente da cabine sobre chassis aplicada na Amarok.

CONEXÃO ARGENTINA  A Nissan também quer aumentar suas vendas de picapes. Depois de ter sua produção encerrada no Paraná, a Frontier passou um ano e meio sendo importada do México em apenas duas versões. Agora, com o começo da produção na Argentina, a empresa quer dobrar suas vendas. Para isso, terá reformulações de equipamentos e duas novas opções. As primeiras versões da linha Frontier 2019 a serem comercializadas serão Attack 4x4, XE 4x4 e LE 4x4. Em janeiro, chega a versão de entrada S. A configuração Attack 4x4 custa a partir de R$ 153.590, a XE 4x4 sai por R$ 172.880 e a topo de linha LE 4x4 - que já vem equipada com sistema de câmeras com visão de 360º, teto solar e nova central multimídia, entre outros  itens - tem preço sugerido de R$ 193.290. Todas possuem cabine dupla e são equipadas com o moderno motor diesel de 2.3 litros. O propulsor pode desenvolver 160 cv ou 190 cavalos com uma ou duas turbinas, respectivamente. A tração é sempre 4x4 e a transmissão pode ser manual de seis velocidades ou automática de sete marchas. Foto: Divulgação ATUALIZAÇÃO GRINGA A Mitsubishi demorou para apresentar o Pajero Sport no Brasil, mas o SUV derivado da picape L200 vai chegar ao país no começo do ano com uma atualização importante. O modelo já vai ter a mesma identidade visual adotada na reestilização da L200, apresentada semana passada na Tailândia. O utilitário esportivo e a picape ostentam as mesmas linhas dianteiras adotadas no Eclipse Cross. No mercado nacional, a L200 Sport ganhou este ano melhorias na parte frontal e passou a ser comercializada apenas com motorização diesel. Os representantes brasileiros da marca não confirmam a chegada da atualização, mas é possível, principalmente porque o Pajero será produzido em Catalão, no interior de Goiás, e terá componentes compartilhados. E, caso seja produzida, a picape poderá conviver com a atual. A empresa já fez isso outras vezes. Foto: Divulgação OPORTUNIDADE Consagrado como o maior feirão de veículos novos da região, o Combate das Marcas já tem data para a próxima edição: de 23 a 25 deste mês. O evento será novamente realizado no Shopping Bela Vista e vai contar com a presença de 12 marcas e 26 concessionárias.