Inspirações afetivas unidas às tendências da arquitetura moderna

Visitar os ambientes do Casarão da mostra Casas Conceitos 2018 é passear por universos diversos em harmonia com o tema Raízes

  • D
  • Do Estúdio

Publicado em 23 de agosto de 2018 às 16:18

- Atualizado há um ano

. Crédito: Fotos de Lucas Assis/divulgação

Histórias, decoração afetiva, aconchego e a presença do design contemporâneo dão o tom aos ambientes que compõem o espaço Casarão, na mostra Casas Conceitos 2018. Como são muitos projetos, vamos mostrá-los aqui em blocos, em uma série de três reportagens a partir de hoje. 

Esta semana, passeamos por oito ambientes: Living Pau Brasil (Flávio Moura), Cozinha Du Chef Jatobá (Adriana Lorenzo e Adriana Varandas), Varanda Flamboyant (Simone Selem),  Lavabo Angico (Celeste Leão), Terraza Sapucaia (Margarete Iglesias), Sala de jantar Figueira (Adélia Estevez), Estar das Acácias (Thais Braga) e Varanda Solarium (Joilson Barbosa e Tânia Facchinetti).

Cada projeto imprime características marcantes do trabalho de seus criadores, mas no conjunto criam uma atmosfera em total harmonia com a proposta do local, através de sua integração com a vegetação já existente ali. É interessante observar também como cada ambiente se mantém fiel ao tema Raízes, contando com as vivências pessoais dos arquitetos e designers, suas lembranças de infância e referencias afetivas em sintonia com o que há de mais moderno, em termos de materiais e tendências da arquitetura e do design.    

POR DENTRO DOS AMBIENTES

Living Pau Brasil: Flávio Moura  O arquiteto criou um conceito de um living com uma atmosfera urbana e natural, onde a elegância e sofisticação continuem presentes, uma marca de seus projetos. O espaço apresentado poderia ser utilizado por um homem ou mesmo uma família urbana, atual, moderna e amante de obras de arte e da natureza.

Para integrar o projeto à natureza, ele se inspirou mesmo na sustentabilidade na hora de escolher os materiais com os quais trabalharia no espaço. Assim, utilizou piso de madeira de reflorestamento, e nas paredes em tijolinho de barro. “Muito bacana construir um living que se comunica completamente com a vegetação e o verde do lado externo”, conta Flávio, frisando que foi um privilégio realizar esse trabalho. 

A proposta da mostra Casas Conceito foi tão instigante para o arquiteto que ele diz estar feliz com o resultado e com a forma com que pode trabalhar. “O que mais me agradou foi a maravilhosa mistura de materiais e texturas. Vejo nesse nosso projeto um living maduro  e cheio de personalidade”.

Cozinha Du Chef Jatobá: Adriana Lorenzo e Adriana Varandas Para desenvolver um espaço moderno, mas cheio de afetividade, as profissionais imaginaram sair do convencional e mergulhar no universo das cores, texturas, materiais, sabores e cheiros. “Nossa principal idéia foi criar um espaço único, acolhedor e com ares de casa. Dessa forma, resgatar as nossas raízes. Afinal, cozinhar é um ato de amor e as nossas lembranças das reuniões familiares em torno da cozinha são muito fortes”, comentam.

A dupla conta que sair do convencional em apenas 30m2 foi um grande incentivo à criatividade, pois o espaço precisava contar tantas histórias, ter muita identidade e, ao mesmo tempo, apaixonar as pessoas à primeira vista. A ideia que o ambiente passa é que para viver ali é preciso gostar de agregar, reunir, receber a família e os amigos. “É preciso gostar de cozinhar, comer, descobrir sabores, sentir cheiros...”, destacam.  

Para construir todo esse universo de sensações, elas utilizaram muito a madeira, junto com o tijolinho e a presença do verde, dando ao projeto um toque de aconchego e carinho. A madeira, por exemplo, está no piso, nos móveis, nos armários e no pergolado acima da mesa de refeições. O principal destaque é a composição do piso com dois tons de porcelanato de madeira, criando um desenho interessante, que remete aos pisos das casas antigas. Outro material que tem chamado muita atenção são os vidros quadretes (Florense), que traz uma atmosfera retrô ao espaço.

“O que mais nos agrada é a harmonia na escolha dos materiais e cores e como conseguimos agregar a tecnologia sem abrir mão do aconchego, mesmo sendo uma cozinha! As pessoas que visitam o espaço dizem que, para eles, só faltaria uma cama e pronto! Acreditamos que a arte torna a vida mais leve e assim seguimos, valorizando e agregando tudo que possa tornar o nosso trabalho mais interessante e criativo”. 

Varanda Flamboyant: Simone Selem  As lembranças de varandas frequentadas na infância foram a principal inspiração da profissional Simone Selem para construir seu espaço no Casas Conceito 2018. Sua maior referência foi a varanda do sítio do pai, onde ela passava longas horas junto com a família conversando. “Resgatei minhas raízes da infância para projetar um ambiente de contemplação da natureza, um lugar para relaxar e ver a hora passar sem pressa e no aconchego familiar”, revela.

Para aproximar o projeto às memórias, ela optou por texturas rústicas e marcantes, uma alusão ao efeito do tempo, mostrando um espaço com história. O tom rústico também aparece no piso cimentício feito em peças retangulares e com uma paginação escama de peixes para lembrar movimento e aconchego. Os armários e estantes são de MDF em um tom natural estonado, e harmonizam com o tijolo tipo inglês Branco, especialmente projetado para receber a projeção dos empreendimentos da Odebrecht Realizações, que apoia a mostra!

Um dos grandes destaques do espaço é a poltrona Senhor, segundo Simone, “a mais low profile de todas”, em couro sola, madeira de lei e detalhes em latão. Essa é uma peça assinada pelo designer Jaime Bernardo e é um verdadeiro convite ao relaxamento.

Entre as escolhas naturais estão ainda as cadeiras com braços da mesa redonda de almoço, em linha natural, remetendo ao balanço das redes, muito usada nas varandas de antigamente. Também há duas poltronas de balanço em corda náutica fixadas no teto, garantindo a atmosfera de conforto proposto pela varanda. Para integrar a parte interna com o verde da natureza, foram usadas folhas de vidro transparente no fechamento do espaço, assim nada impede a visão. 

O nível de luz do ambiente pode ser controlado pelas lâminas de tecidos transparentes das persianas, que permitem a entrada da iluminação natural. Merece destaque, ainda, a automação do ambiente que tem função sustentável de controle da energia na abertura persianas, no controle iluminação e no ar refrigerado.  Outro dado importante é que a profissional pensou na acessibilidade do espaço e usou um cubo em braile de metal para fazer com que o visitante deficiente visual possa sentir as diferentes sensações, através das cenas de luz propostos no ambiente. 

Durante toda a mostra é nesse espaço que a Odebrecht Realizações recebe os clientes para apresentar seus empreendimentos. Por isso, a Varanda Flamboynat tornou-se um espaço ainda mais interativo. O uso de fones de ouvido com sons da natureza e tablets com vídeos institucionais geram maior permanência dos visitantes ali.  “Isso me dá a certeza de que consegui traduzir o que eu queria no meu projeto”, afirma Simone.

Lavabo Angico: Celeste Leão  Moderno, clean e funcional assim é o lavabo criado pela arquiteta Celeste Leão, que, além de traduzir o tema da mostra – Raízes - , também se preocupou em criar um projeto que fosse prático, de fácil execução e manutenção.  Para isso ela se inspirou tanto nas raízes italianas da sua família quanto em produtos de design futurista lançados na feira de Milão 2018. O resultado é um ambiente super atual!  

As paredes ganharam revestimento vítreo com estampas de mármore carrara, contando com tecnologia italiana da Cinex.  A sensação de amplitude do espaço foi garantida com a utilização do piso de porcelanato de grandes dimensões (Eliane). Já a iluminação foi feita através de embutidos, fios de LED e pendentes tubulares (Interpam/Arqluz), proporcionando grande conforto visual.  “Coloquei automação (Agap) neste lavabo, de modo que a luz acende e entra um fundo musical, quando as pessoas adentram ao banheiro”, comenta a profissional. 

Seguindo uma tendência mundial, tanto o lavatório quanto o vaso (Vallvé) são flutuantes, pois isso, frisa Celeste, facilita a limpeza e garante uma sensação de leveza visual. Para quem visitar o espaço, uma dica especial: presta atenção no teto em gesso, pois é uma arte em evolução assinada por Luiz Mario Freire. A cada semana da mostra, o teto ganha novos contornos, obtendo um novo visual. A obra só estará concluída ao final do evento! 

Celeste afirma estar muito satisfeita com o resultado do trabalho e por conseguir passar com ele uma mensagem de um lavabo de vanguarda e sustentável, com materiais duradouros. Após alguns anos sem participar de mostras de decoração, a arquiteta diz ter ficado encantada com a proposta do Casas Conceito 2018, por conta do novo conceito apresentado pela empresária Andrea Velame, e também pela localização. 

Terraza Sapucaia: Margarete Iglesias O projeto foi concebido e construído dentro da estrutura existente da casa. Para isso Margarete Iglesias e sua equipe precisaram preservar alguns elementos estruturais, a exemplo do pilar central, que recebeu um tratamento de paisagismo transformando-se em uma parede viva com espécies de bromélias e suculentas. E o objetivo era proporcionar o máximo de integração com a exuberância da área verde ao redor. ”Todos os elementos de arquitetura, revestimentos, mobiliário e demais itens foram pensados e harmonizados para traduzir esta atmosfera ao espaço. Fiquei plenamente satisfeita com todo resultado final”, comenta a profissional. 

Planejado para ser um espaço de convivência, a Terraza Sapucaia  ganhou inspiração nas próprias origens de Margarete, que é  filha de espanhóis e, como de costume, sempre  desfrutou  da vivência  em pátios cobertos ou semi descobertos das casas da família e também de amigos. Essas são áreas muito comuns nas vivendas espanholas. "Ali as pessoas costumam se reunir para desfrutar momentos agradáveis, degustar um bom vinho, saborear uma boa comida ou apreciar a natureza ao redor”, explica ela. 

Seguindo essa proposta, o ambiente conta com uma área coberta e com marcenaria bastante sofisticada com madeira de reflorestamento para abrigar TV, adega, cervejeira e champanheira. O espaço também tem um apoio para cafés especiais, uma bancada de mármore Arabescato light,  que tem ainda cuba e metais de cobre.

De madeira também é a mesa principal, oval e iluminada com pendentes de vidro. O sofá e as poltronas são revestidos com tecidos naturais. Em uma das laterais, a parede ganhou com uma grande tela de Cosme Martins, que explora diferentes tons de azul.  Já o deck descoberto, uma área ampla, tem guarda corpo de vidro, que garante uma vista ilimitada para a copa das árvores, além de um charmoso lounge de onde se pode apreciar a natureza. 

Sala de jantar Figueira: Adélia Estevez À designer de interiores Adélia Estevez coube a missão de construir um espaço acolhedor e contemporâneo para receber convidados especiais e saborear uma deliciosa refeição. Desta forma, a sala de jantar assinada por ela é um ambiente que explora design e funcionalidade.  

Adélia se valeu da tendência dos espaços modernos de mesclar ambientes. Quem visitar poderá perceber que a decoração não delimita os cômodos com móveis, estampas ou cores. Isso traz uma grande leveza ao projeto, sem pontos fixos de começo e fim. 

O ambiente segue uma estética clean, onde há transparência do vidro em estantes, no armário e na porta de correr em harmonia com o teto em vinílico padrão madeira. Nas paredes, revestimento que remete ao mármore Carrara, e o piso total White. As janelas também são de vidro para proporcionar iluminação natural e para contemplar a vista para o verde. 

Certamente, o perfil do morador é uma pessoa que gosta de receber, apreciar uma boa refeição e boas conversas. Uma pessoa contemporânea, que não esquece suas raízes! Por isso a mesa é grande e com vários lugares. Ao lado dela, está um quadro que lembra algo sacro, uma referência à hora da sagrada refeição em um momento de união com a família, algo raro nos dias de hoje.  “Meu trabalho tem suas raízes diretamente conectadas com a arte”, diz a profissional. 

Estar das Acácias: Thais Braga Ao receber o convite para participar do Casas Conceito, a arquiteta Thais Braga se deparou com o desafio do tempo, pois precisava preencher o espaço com referências de suas vivências. E o resultado mostra que ela conseguiu traduzir isso. “A idealização de um projeto rico em detalhes e com uma linguagem contemporânea requer um tempo para ser materializado. Era preciso sentir o espaço para preenchê-lo com arte, cores e vida!”, diz. 

Com o projeto desenvolvido com base em suas experiências, ela une a valorização da arte com o respeito ao meio ambiente. Tudo isso em um espaço, ao mesmo tempo, imponente e aconchegante. “O conjunto do todo me agrada muito, mas, além das obras de arte que são contemporâneas e atemporais, o que mais me agrada, sem dúvida, é o pé direito duplo com o forro em madeira e arrematado com um grande lustre”, sinaliza. 

Além do piso em pedra natural travertino, ela utilizou madeira de reflorestamento para revestir o forro, daí a sensação de aconchego do espaço. O toque moderno vem com o lustre na cor âmbar, com as estantes em alumínio e todo o mobiliário com design bem atual e contemporâneo.

Varanda Solarium: Joilson Barbosa e Tânia Facchinetti  A missão do paisagista Joilson Barbosa e da arquiteta e paisagista Tânia Facchinetti era aproveitar a localização do espaço para criar um Solarium. A proposta era ter um espaço para relaxar, tomar banho de sol e apreciar a lua.

Para integrar o projeto ao conceito de sustentabilidade, eles utilizaram paletes para a construção do deck, o que deu um charme todo especial ao projeto. Também conseguiram estabelecer uma ligação muito harmoniosa entre a paisagem existente no local e as plantas de cores vibrantes. O conjunto visual é o que mais agrada aos profissionais. “Ficou muito harmonioso e funcional”, frisa Tânia.

Serviço:  Casas Conceito 2018 - mostra de arquitetura e decoração Endereço: Rua Estácio Gonzaga, 640, Horto Florestal.  *Aberta à visitação de terça a domingo, das 16h às 20h. Até 16 de setembro. Além de conhecer os ambientes, o público pode aproveitar as delícias da área gourmet da Vila e curtir pockets shows do projeto Música Boa, sempre das 19h às 21h. Ingressos à venda no Sympla e nas bilheterias do local (R$ 30 + 1 kg de alimento não-perecível às terças, R$ 40 de quarta a domingo, R$ 100 o passe de 3 dias e R$ 200 o passe livre).

O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.

Assinantura Estudio Correio
O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.