Instituto de Cegos firma parceria com a Rede Bahia

Objetivo é divulgar trabalho da entidade para ampliar capacidade de atendimento

  • Foto do(a) author(a) Raquel Saraiva
  • Raquel Saraiva

Publicado em 28 de outubro de 2017 às 00:01

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arisson Marinho/CORREIO

Um espaço quase centenário, mas pouco conhecido, passará a ser mais familiar para os baianos a partir de novembro. Isso porque o Instituto de Cegos da Bahia (ICB), que atua desde 1933 em Salvador, com serviços de diagnóstico, tratamento e inclusão social de deficientes visuais, firmou, nesta sexta-feira (27), uma parceria com a Rede Bahia para veiculação de campanhas e apoio editorial.

A parceria integra parte de uma ação que será lançada no próximo dia 6 (segunda-feira), no ICB, que buscará divulgar todo o serviço realizado no local. “A gente espera que o Instituto seja reconhecido pelo trabalho que faz. Um trabalho que sobrevive há 84 anos e atende muita gente carente”, disse a diretora do ICB, Heliana Diniz.

No ato de assinatura da parceria também estiveram presentes João Gomes, diretor de televisão da Rede Bahia, Lilia Gramacho, gerente de marketing corporativo da Rede Bahia, Linda Bezerra, editora-chefe do CORREIO, e Consuelo Alban, assessora de captação de recursos do ICB.

“Se pudermos colocar para a sociedade o que é essa instituição e estimular que as pessoas que convivem com esta situação tenham cada vez mais possibilidades de romper as barreiras, nós cumprimos nosso papel de colaborador”, afirmou Gomes.

Heliana se disse otimista com o apoio. “Estamos trabalhando para conseguir aumentar a capacidade do instituto. A gente gostaria de atender mais gente e dar liberdade e felicidade a essas pessoas”, declarou a diretora do ICB. “O apoio que vocês estão dando é muito importante para as pessoas conhecerem o trabalho maravilhoso que é feito”, disse a assessora Consuelo Alban. João Gomes, da Rede Bahia, com representantes do Instituto de Cegos (Foto: Arisson Marinho/CORREIO) Parceria com Carlinhos Brown A ação conta também com a parceria do cantor e compositor Carlinhos Brown, que compôs uma música exclusivamente para a campanha. A relação do artista com o ICB é antiga. “Ele tem uma tia que frequenta o instituto há anos”, conta Consuelo. “Agradeci a Brown por aceitar nosso convite e ele respondeu: ‘quem tem que agradecer sou eu’”, lembrou, emocionada.

Os representantes da Rede Bahia também se animaram com as possibilidades vislumbradas para colocar em evidência o ICB, atrair doadores e promover mais conhecimento à população e a profissionais que venham a ter contato com deficientes visuais, gerando empatia e diminuindo o preconceito.

“O instituto tem um trabalho relevante para a sociedade e o jornal CORREIO pode mostrar esse universo e contar essa história para que todos conheçam e possam ajudar ainda mais, a partir dessa visibilidade”, afirmou Linda Bezerra, que sugeriu ações e ramos de apoio editorial após ouvir memórias do trabalho do ICB contadas pela diretora Heliana Diniz. “É tão maravilhoso o trabalho que eles fazem que não tem como não se empolgar com as possibilidades”, disse Gomes.

Atualmente, cerca de 7.000 procedimentos mensais são realizados no local em crianças, adolescentes, adultos e idosos. “A maior demanda que temos é a financeira”, afirmou a diretora. “Temos filas de pessoas que nós não conseguimos atender. Não temos dinheiro para contratar profissionais e equipar novos consultórios”, explicou Heliana.

No ICB são disponibilizados, gratuitamente, serviços de diagnóstico, prevenção, habilitação, reabilitação e inclusão social para pessoas com baixa visão, deficientes múltiplos, cegos e surdos-cegos, além de serviços nas áreas de tecnologia, música e esporte - todos com equipes especializadas. Para manter a estrutura e a qualidade do atendimento, o ICB conta com apoio voluntário de pessoas e empresas.

Para colaborar com o Instituto de Cegos da Bahia: Banco Bradesco Agência: 3662-5 Conta corrente: 0402121-5 Banco do Brasil Agência: 3457-6 Conta corrente: 127.840-1 Banco Itaú Agência: 8657 Conta corrente: 29243-2 Através do site:www.institutodecegosdabahia.org.brInstituto de Cegos da Bahia Rua São José de Baixo, 55, Barbalho - Salvador, BA (71) 3016-8100