Internautas já começam a usar Wi-Fi gratuito em Salvador; veja como participar

Foram lançados 14 pontos de internet gratuita nesta segunda-feira (21)

  • Foto do(a) author(a) Vinicius Nascimento
  • Vinicius Nascimento

Publicado em 21 de janeiro de 2019 às 18:48

- Atualizado há um ano

. Crédito: Betto Jr

Os 40 anos de história em frente ao Farol da Barra fazem do Acarajé da Mara um dos mais tradicionais da cidade. Não é errado dizer que o tabuleiro montado sob o toldo branco faz parte da história do ponto turístico, que é um dos maiores símbolos da cidade. Quatro décadas é mais que suficiente para acompanhar os mais diversos acontecimentos: reformas, shows, carnavais, enfim, histórias.

Nesta segunda-feira (21), a barraca, que um dia foi chefiada por Mara dos Santos e hoje é tocada por sua neta, Mislen Santos, 20, testemunhou uma nova história no local: a chegada do Wi-Fi público e gratuito. Isso por conta do projeto Conecta Salvador, lançado hoje pela Prefeitura em evento que aconteceu no Palácio Thomé de Souza e contou com a presença do prefeito da cidade, ACM Neto. O lançamento aconteceu após quase um ano de testes, entre março de 2018 e janeiro de 2019.

O próprio prefeito foi o encarregado de explicar a nova iniciativa, que logo na sua primeira etapa tem capacidade de atender até 100 mil usuários simultaneamente. Além do Farol da Barra, onde fica o Acarajé da Mara, outros 13 pontos da cidade já contam com o serviço. São eles: Beco da Off (Barra), Avenida Oceânica, quadra do Rio Vermelho, Largo de Santana, Largo da Mariquita, Amaralina (Largo das Baianas), Praça da Piedade, Relógio de São Pedro, Praça Municipal, Mercado Modelo, Casa do Carnaval, Subúrbio 360º (Coutos) e Paripe (Quadra de Tubarão).“Merece destaque o caráter de inclusão das pessoas que não podem pagar por internet móvel. As pessoas mais ricas podem pagar por um pacote de dados que oferece melhor conexão de acordo com o pagamento que for realizado”, aponta ACM Neto.Segundo o prefeito, outros 16 locais serão beneficiados pelo Conecta Salvador até junho de 2019, o que significa que, até o início do segundo semestre, a capital vai dobrar a quantidade de pontos de Wi-Fi gratuitos existentes.

Em visita ao Brasil pela primeira vez, o casal Alberto Bailin e Joaquim Carceles, ambos de 24 anos, saiu da Espanha diretamente para Salvador. Eles chegaram à capital baiana durante a noite do último domingo (20) e, nesta segunda-feira, saíram para turistar pela primeira vez. O ponto escolhido foi justamente o Farol da Barra, onde foram encontrados pela reportagem do CORREIO.

Durante a conversa, Alberto, que é morador do município de Murcia, contou que na Espanha só existe Wi-Fi público em cidades gigantes como Madrid e Barcelona. Ainda assim, ele conta que o serviço deixa a desejar e que na maioria dos casos prefere contar com os próprios dados móveis para não ficar sem internet na rua. O relato foi prontamente confirmado por Joaquim, que mora em Huesca, um outro município espanhol. A viagem para Salvador foi uma maneira do casal ficar mais tempo juntos: a distância entre os dois locais é de, aproximadamente, 615 km.“A Bahia é uma terra de conexão”, brincou Alberto. Casal espanhol já chegou em Salvador aproveitando a internet gratuita (Foto: Vinícius Nascimento/CORREIO) Pego de surpresa logo após sair de dentro do Farol, o advogado Paulo Henrique, 35, comemorou a notícia do Wi-Fi público. Ele veio de Brasília, na companhia de esposa, filha e sobrinha, e disse não contar com o serviço na capital federal. Esposa de Paulo Henrique, a personal organizer Helen Bárbara, 25, contou que apenas algumas rodoviárias e locais privados de Brasília oferecem internet ao público transeunte. De resto “é gastar os créditos com o 4G mesmo”.  Família brasiliense veio a Salvador pela primeira vez neste verão. A novidade do dia foi a internet gratuita em pleno cartão-postal | Foto: Vinícius Nascimento/CORREIO Bom para quem é de fora, e bom também para quem é da terra. O barbeiro Alexandro Cunha, 27, aproveitou o dia de folga para levar a filha, a pequena Arielly, de 1 ano e 7 meses, para a praia. O pai conta que ela brincou bastante na areia e curtiu o mar. Na saída, ele, que é morador do Lobato, no Subúrbio Ferroviário, fez uma foto ao lado da menina. Com a internet, publicou a imagem em suas redes sociais.“Tem que aproveitar, né não?!”, disse o barbeiro. Alexandro aproveitou o dia de folga para levar a filha de 1 ano e 7 meses à praia (Foto: Vinícius Nascimento/CORREIO) Como utilizar Para aproveitar os benefícios da rede, basta ter algum dispositivo com acesso à internet em algum dos locais onde a conexão é disponibilizada. O usuário deve procurar a rede #Conecta_Salvador, clicar nela e seguir as orientações de cadastro (confira passo a passo abaixo). Cada pessoa tem direito a uma hora de uso contínuo e, depois desse período, a conexão cai e é preciso esperar mais uma hora antes de se conectar mais uma vez. Segundo o prefeito, essa medida garante que um maior número de internautas consiga utilizar o benefício sem enfrentar problemas na conexão.

Durante o período de testes, que aconteceu no Carnaval e eventos realizados pela prefeitura como o Festival da Virada, o Conecta Salvador registrou mais de um milhão de acessos e cerca de nove terabytes trafegados. Isso corresponde a 1,8 milhão de fotos em alta resolução ou 2,5 milhões de músicas baixadas.

Confira o passo a passo:Habilite o Wi-Fi no seu celular Conecte à rede #Conecta_Salvador Ao selecionar a rede, você será redirecionado para o Portal de Registro, que dará as opções de se cadastrar com Facebook, Twitter ou fazer o registro manualmente. Selecione uma das opções de registro e siga as instruções. Caso a tela de autenticação não abra automaticamente, acesse o navegador de seu dispositivo e digite: conecta.salvador.ba.gov.br Pronto! Agora é só aproveitar a internet. Abranet destaca desafio de manter o negócio O Diretor Presidente da Associação Brasileira de Internet (Abranet), Eduardo Parajo, disse que a iniciativa já é comum nas grandes capitais e que o grande desafio é manter a rede de Wi-Fi em funcionamento. 

“A iniciativa é boa e ajuda principalmente quem tem maior dificuldade na conexão, mas tem um outro lado aí. Que tipo de qualidade você vai dar a esse serviço? Quanto isso vai custar? Cidades como São Paulo já tiveram essa iniciativa. Então, a gente já viu isso em outras experiências. A partir disso, o que a gente observa é que o ponto mais crítico desse negócio é a sustentabilidade. O problema dessa história é como isso vai se manter, porque tem um custo alto”, explica ele.

Ainda segundo Parajo, geralmente há uma parceria entre poder público e iniciativa privada. É o caso de Salvador. Segundo o prefeito ACM Neto, foi feito um contrato de financiamento com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), assinado recentemente, que vai possibilitar a instalação de infovias na cidade. Ao todo, serão investidos cerca de US$20 milhões.

* Sob supervisão da subeditora Fernanda Varela