Internet de 100 GB será levada para o interior baiano; palestra dará detalhes

Iniciativa será tema de uma das palestras de encontro que acontece nos dias 1 e 2 de outubro na Ufba

  • D
  • Da Redação

Publicado em 29 de setembro de 2018 às 12:18

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

As dificuldades no compartilhamento de arquivos “pesados” estão com os dias contados em algumas cidades do interior baiano. Isso porque a conectividade de 100 GB é uma realidade próxima que será implantada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em parceria com a Chesf e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (SECTI). A solução técnica será tema de uma das palestras do IX Workshop de Tecnologias de Rede que acontece nos dias 1 e 2 de outubro, a partir das 8h, na Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (Ufba), na Federação. Os interessados podem acompanhar a transmissão ao vivo do evento no site https://wtr.pop-ba.rnp.br/2018.

Aumentar a capacidade de compartilhamento entre instituições de ensino e pesquisa do interior do estado é o objetivo da iniciativa que será detalhada na palestra 100Gigas na Bahia, que acontece no dia 1 de outubro, às 14h. O encontro que faz parte da programação do WTR vai contar com a participação do diretor de engenharia da RNP, Eduardo Grizendi, e do coordenador geral de infraestrutura de TI da SECTI, Grinaldo Oliveira. Durante o evento realizado pelo Ponto de Presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa na Bahia (PoP-BA/RNP), os convidados vão explicar um pouco mais sobre a conexão em alta velocidade que será feita a partir de fibras ópticas.

“O acordo de cooperação foi formalizado e eles estão trabalhando na viabilização dessa malha óptica que vai conectar universidades, hospitais e escolas no interior do estado com alta velocidade. Só para se ter uma ideia, algumas destas instituições têm, hoje, cerca de 2 Mbps”, compara o coordenador do PoP-BA/RNP, Italo Valcy, detalhando que as novas velocidades chegarão a alcançar 500 vezes a velocidade atual. “Esses 100 GB vão trazer benefícios para a sociedade de forma muito significativa, viabilizando desde serviços básicos à população até aplicações avançadas e pesquisas de ponta”, completa.

E a conexão vai muito além de tentar acessar sites como o YouTube e o Facebook em busca de conteúdo. Compartilhar um arquivo “pesado” pode virar um problema, principalmente quando o assunto é uma aula de telemedicina com cirurgia ao vivo, por exemplo, capturada em alta resolução para ser compartilhada entre professores e alunos. Da mesma forma, as imagens feitas por um telescópio enfrentam obstáculos até chegar no centro de pesquisa que fará sua análise. Por isso, as soluções técnicas para situações como essas servem de mote para o IX WTR, que gira em torno dos serviços avançados de rede.

Palestras, discussões técnicas, mesas, painéis, bate-papos e mini-cursos compõem a programação do evento que reúne gestores e equipes técnicas da área de TIC das principais instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa do estado da Bahia. O objetivo é explorar o potencial de colaboração, troca de experiências entre as instituições. “Webconferência, aula remota, reunião do grupo de pesquisa... Existe uma gama de serviços oferecidos pela RNP. Nosso objetivo é compartilhar conhecimento”, ressalta Bruno Ramos e Silva, coordenador do WTR. O IX WTR é uma realização do PoP-BA, tem apoio da UFBA e do STI, além de patrocínio da Comdados/Fortinet e Aloo Telecom.

ServiçoO quê: IX Workshop de Tecnologias de Rede (WTR)Quando: 1 e 2 de outubro, a partir das 8hOnde: Auditório Leopoldo Amaral da Escola Politécnica da UFBA (Rua Professor Aristides Novis, 2 – Federação)Programação completa e transmissão ao vivo: https://wtr.pop-ba.rnp.br/2018WTR 2017: https://www.youtube.com/watch?v=NkBkwjvNZnE&feature=youtu.be&list=SRNkBkwjvNZnE