Internet mais velha: usuários com mais de 60 cresceu

O amadurecimento da internet tem feito muitos especialistas focar as análises no envelhecimento de quem usa a rede

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  • Hugo Brito

Publicado em 18 de abril de 2019 às 09:03

- Atualizado há um ano

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No último Panorama Setorial da Internet é possível ver que o uso da internet apresenta o seu maior crescimento de utilização entre as pessoas mais velhas. Na faixa de usuários com idades entre 45 a 59 anos o uso da internet cresceu 35% entre 2015 e 2017. Já entre as pessoas com mais de 60 anos esse crescimento foi ainda maior, cerca de 65% no mesmo período. Embora isso mostre um disparado acréscimo da adoção da rede pelos mais idosos o uso dela ainda e muito baixo entre eles. Apenas um em cada quatro dos brasileiros com mais de 45 anos usou a internet em 2017, data do último estudo.

Mais velhos = novas oportunidades

Em um país que envelhece rapidamente como o nosso esse abismo de uso pelos mais velhos desenha um grande mercado a ser explorado pelos jovens empreendedores que, para isso, precisarão quebrar alguns paradigmas e sair da zona de conforto que é focar apenas na sua realidade descolada e contemporânea, olhando para quem tem mais idade. Basta ver alguns sinais.

O número de pessoas com mais de 60 anos que acessaram a internet pelos dispositivos móveis mais que dobrou no período do estudo. Para os brasileiros que estão entre 45 e 59 anos esse crescimento entre 2015 e 2017 foi de 56%. Para efeito de comparação, nas duas faixas de idade o consumo fica acima da média nacional que no período ficou em 26,8%. E para quem acha que os smartphones nas mãos dos mais idosos servem apenas para ligar para os filhos e netos, isso não é verdade.

Os mais velhos estão cada vez mais conectados. Entre os usuários de 60 a 74 anos, mais da metade usou os aparelhos para interagir em redes sociais e 81% deles fez isso quase todos os dias do ano. Portanto se você é um jovem criador de soluções de tecnologia fica aqui uma dica de quem já está entrando nessa parte, diria, mais antiga da amostragem populacional do Brasil.

Vale a pena parar e conversar com os seus pais e avós e entender mais a fundo as necessidades da geração que criou as bases para todo esse salto tecnológico que está aí. Quem estava por aqui quando o computador e a internet eram ainda possibilidades passa a ser, dia após dia, um potencial consumidor desse mercado algo no mínimo irônico, mas que merece muita atenção para quem atua no mercado de tecnologia.

Aniversário do “.br”

E já que estou falando hoje de envelhecimento da internet, amanhã, 18 de abril, é dia de bater parabéns para o domínio “.br” que faz 30 anos. A internet começou aqui da mesma forma que lá fora, para fins acadêmicos e, também por aqui, ninguém arriscaria prever que a rede fosse se tornar a espinha dorsal da nossa sociedade. Em 1996 o número de registros de domínios “.br” foi de 851 para 7.500.

Dez anos depois, em 2006, já eram 1 milhão cadastrados. A partir de 2016 o crescimento de registros de domínio passou a crescer mais devagar, o que pode estar diretamente ligado à dificuldade econômica do país. Em 2016 o número era de cerca de 3,9 milhões e hoje são 4 milhões de domínios “.br”.