Inundações na Índia deixam 370 mortos

A situação se agravou nos últimos 12 dias, já que 230 morreram apenas nesse período

  • D
  • Da Redação

Publicado em 20 de agosto de 2018 às 09:22

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: AFP
Em uma das inundações, um peixe invadiu um Hospital Universitário da região por Foto: AFP

Desde o dia 29 maio, o estado indiano do Kerala vem sofrendo com chuvas torrenciais e frequentes inundações. O porta-voz do departamento de informação do governo do Kerala já confirmou a morte de 370 vítimas em todo o estado. A situação se agravou nos últimos 12 dias, quando 230 morreram apenas nesse período. Ainda segundo o porta-voz, 724.649 pessoas estão distribuídas nos 5.645 abrigos emergenciais montados na região.

O Ministério de Interior indiano publicou na noite do último domingo (19), um comunicado que dizia: “o foco deve estar agora na provisão de ajuda como comida, água e remédios, e na restauração de serviços essenciais como eletricidade, gasolina, telecomunicações e transporte, depois que a água das inundações baixaram".

[[galeria]]

Para garantir que essas medidas sejam tomadas, soldados da Marinha, das Forças Aéreas, do Exército e da Força Nacional de Resposta a Desastres foram acionados, e participam da operação que realiza os trabalhos de resgate e socorro destas pessoas.

Dezenas de helicópteros e aviões, além de centenas de lanchas dão o suporte necessário para o resgate das vítimas. O departamento garantiu que as operações continuarão até que a situação se normalize. 

Apesar de todos os desastres nos últimos dias, a situação parece ter melhorado já que as autoridades locais cancelaram o alerta vermelho na região.

Um assessor do ministro-chefe do Estado calculou a perda inicial dos estragos feitos pela chuva em US$ 4 bilhões. Estas foram consideradas as piores enchentes do século  causadas no estado.