Investimentos: Como ganhar dinheiro com o Tesouro Direto?

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Edisio Freire
  • Edisio Freire

Publicado em 24 de dezembro de 2018 às 10:37

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Qual a melhor forma de investir no Tesouro Direto? Matheus Brandão 

Olá Matheus. O Tesouro Direto é um sistema implementado pelo Tesouro Nacional em parceria com a BM&FBovespa para tornar mais acessível os Títulos Públicos. Foi uma forma inteligente de aproximar mais o pequeno investidor dos produtos financeiros mais rentáveis. É possível investir no Tesouro a partir de R$ 30, comprando uma fração do título e obtendo uma rentabilidade melhor que a caderneta de poupança e outros produtos de renda fixa. Para investir, vai precisar se cadastrar no site do Tesouro Direto e possuir relacionamento com alguma instituição financeira, como bancos ou corretoras. Isso é necessário porque para investir é preciso um intermediário financeiro. Analise com calma em que irá investir, tendo atenção para a liquidez e a remuneração de cada Título. Espero ter ajudado e até a próxima.

Edísio, tenho me planejado para sair do meu emprego e começar um negócio próprio. Qual o melhor investimento onde eu possa aplicar esse dinheiro e resgatar daqui a 1 ano? Anônimo

Olá Anônimo. A transição de carreira é sempre envolvida de muitas incertezas, mas sobretudo de muita esperança. Um elemento fundamental para o sucesso é o planejamento, para evitar surpresas e caminhar com segurança. As opções de investimento são muitas, mas considerando o seu objetivo, entendo que a escolha por produtos de renda fixa é o mais adequado. O CDB e as Letras de Créditos são boas opções, o que vai diferenciá-los é o valor disponível para investir, quanto maior for, melhor a taxa de remuneração e o Imposto de Renda. As LCIs e LCAs são isentas de Imposto de Renda, contudo, só é interessante se o rendimento for acima de 95% do CDI. Se for optar pelo CDB, tente opções rendendo acima do CDI, porque esse produto tem Imposto de Renda. É possível encontrar outras opções, mas não tente nada muito arriscado porque estará investindo o dinheiro que vai garantir o seu futuro, portanto, não é aconselhável arriscar nesse tipo de situação. Espero ter ajudado e até a próxima.

Onde posso investir, pelo menos, uma das parcelas do meu 13º para começar uma reserva? Pedro Oliveira

Olá Pedro. São muitas as opções para investir, desde os produtos mais conservadores, com baixo risco, até ativos de renda variável com boa rentabilidade e risco elevado. O primeiro passo é definir por quanto tempo você vai ficar com esse dinheiro guardado. Isso é importante para obter taxas melhores, pois quanto maior o prazo, maior a remuneração. Outro fator importante é o valor. Dependendo de quanto seja a sua reserva, pode ter acesso a investimentos mais rentáveis como a Letra de Crédito e Fundos de Investimento. Além disso, o CDB e o Tesouro Direto são boas opções para valores menores. Tenha cuidado apenas com as taxas de administração e a rentabilidade. Busque sempre taxas não superiores a 2% ao ano e rentabilidade sempre acima do 100% do CDI. Espero ter ajudado e até a próxima.

Tenho R$ 1 mil na poupança. Qual o melhor investimento para mim? Luciana Pinho

Olá Luciana. A caderneta de poupança é a mais conhecida opção de investimento, mas atualmente a rentabilidade é muito pequena. Então, o seu dinheiro não rende praticamente nada quando tiramos a inflação. A partir desse valor é possível comprar um Título Público, que são os investimentos do Tesouro Direto, e conseguir uma rentabilidade melhor. Só fique atenta à rentabilidade, pois produtos como Tesouro Direto, CDB e Previdência, dentre outros, possuem Imposto de Renda e dependendo do percentual de remuneração, o retorno líquido pode ficar menor que a poupança. Se for para o Tesouro, opte por um que renda acima do CDI, o mesmo para o CDB caso faça essa opção. À medida em que for acumulando mais recurso, vai poder acessar produtos mais rentáveis como as Letras de Crédito, mas tenha paciência e dê um passo de cada vez. Espero ter ajudado e até a próxima.