Ipea: veja ranking das cidades baianas no Atlas da Violência 2017

Estudo sobre mortes violentas no país analisou situação dos 17 municípios mais populosos do estado; Lauro de Freitas tem pior índice

  • D
  • Da Redação

Publicado em 6 de junho de 2017 às 17:30

- Atualizado há um ano

Apenas 17 dos 417 municípios baianos aparecem no Atlas da Violência 2017, divulgado nesta segunda-feira (5). São as cidades mais populosas do estado, que apresentam as maiores taxas de homicídios, contabilizando as taxas de assassinatos e mortes violentas com causa indeterminada (MVCI), a cada 100 mil habitantes.

Leia também: Quatro cidades da Bahia estão entre as 10 mais violentas do país

No estudo, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, é o que possui o maior índice de homicídios, que equivale à soma da taxa de assassinatos e as MVCI. A última cidade que aparece na lista é Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo, que teve o valor total de 48,3.

O atlas analisou apenas os municípios com mais de 100 mil habitantes, por isso apenas os 17 municípios foram analisados. Em todo país, o estudo analisa 304 cidades. A lista final propõe um ranking que vai da cidade mais pacífica à cidade mais violenta.

Os dados são referentes ao ano de 2015, analisando os homicídios que aconteceram naquele ano. Todo o atlas leva em consideração as mortes do período de 2005 e 2015. Veja abaixo o ranking das cidades baianas analisadas e seus respectivos índices.

Maiores taxas de homicídios
Create bar charts