Iphan investe em restauro de 18 igrejas na Bahia; veja a lista

Três igrejas têm previsão de receber recursos nos próximos anos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 19 de julho de 2018 às 04:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Marina Silva/CORREIO

As missas da Capela do Corpo Santo tiveram que ser interrompidas durante nove anos até que o templo fosse restaurado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e estivesse em condições de funcionamento. De acordo com dados da Iphan, 18 igrejas da Bahia passaram, passam ou passarão por restaurações pelo órgão, através do PAC Cidades Históricas, cujo investimento no país é de R$ 1,6 bilhão.

Assim como a Capela do Corpo Santo, que foi reaberta ontem com missa, outras nove igrejas tiveram suas obras concluídas pelo Instituto nos últimos anos, de acordo com a entidade. Há a previsão de restauros em três outras igrejas nos próximos anos. 

De acordo com a Arquidiocese de São Salvador da Bahia, sete igrejas foram restauradas nos últimos anos na capital e duas estão em restauro. O vice-coordenador da Comissão de Arte Sacra da Arquidiocese, Irmão Jorge Mendes, afirmou que a comissão de bens culturais e a sub-comissão de Patrimônio Histórico “vêm fazendo estudos e visitas para buscar soluções”. Ele destacou que as unidades nem sempre necessitam de reparo, mas de intervenções e manutenções.“Seguimos a orientação do nosso arcebispo Dom Murilo Krieger de zelar e preservar esse patrimônio, sempre em parceria com os órgãos fiscalizadores como Iphan, Ipac (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia), Ministério Público Federal e Estadual”, afirma Jorge Mendes. O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, explica os procedimentos realizados pela Arquidiocese. "Para se inaugurar, temos a Catedral (Basílica), que acredito que era pra ser em agosto, mas por causa de muita chuva e impermeabilização na frente, atrasou. Temos o Palácio da Sé, que estamos nos momentos finais, em mais algumas semanas deve ser concluído. E tem algumas outras igrejas que estamos tentando (restaurar), como a dos 15 Mistérios e a da Saúde, que o Iphan está para fechar os últimos acertos. Vamos tentando cada vez conseguir mais, porque a cidade merece esse cuidado”, diz. Dom Murilo Krieger celebrou a missa de reabertura da Capela do Corpo Santo, nesta quarta-feira (18) (Foto: Marina Silva/CORREIO) Ele ainda destaca que o custo de restauração de igrejas tombadas é maior do que as que não passaram pelo procedimento.“As igrejas foram tombadas, o estado tem obrigação de cuidar de um patrimônio. Por ser tombado, o custo de restauração é quatro, cinco vezes maior. E são igrejas onde muitas vezes não tem mais povo (morando próximo). Quando há uma comunidade viva, ela mesma cuida da restauração, mas quando não há, fica mais difícil", lamenta Dom Murilo. Confira que igrejas já passaram por obras, estão sendo restauradas ou receberão verba do Iphan:

Já restauradas - Igreja da Ordem Terceira de São Domingos (Salvador) - Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Paço (Salvador) - Capela do Corpo Santo (Salvador) - Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento (Rio de Contas) - Igreja de Santa Isabel (Mucugê) - Igreja de São Pedro dos Clérigos (Salvador) - Igreja de Nossa Senhora da Saúde (Salvador)  - 1ª etapa* - Igreja do Rosário dos Pretos (Salvador) - Igreja Matriz de Sant’ana (Salvador) - Igreja de Nossa Senhora da Vitória (Salvador)

Obras em execução - Igreja Matriz de São Bartolomeu (Maragogipe) - Igreja de São Lourenço (Itaparica) - Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento (Itaparica) - Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação (Santo Amaro) - Igreja de Nossa Senhora do Amparo (Santo Amaro) - Igreja Catedral Basílica (Salvador) - Palácio Arquiepiscopal, segundo a Arquidiocese*

Aguardando investimentos - Igreja do Rosário (Santo Amaro) - Igreja de Nossa Senhora da Saúde (Salvador) - 2ª etapa* - Igreja e Cemitério de Nossa Senhora do Pilar (Salvador)