Irã anuncia retomada da produção de urânio enriquecido

Anúncio intensifica as pressões sobre países europeus para que colaborem contra as sanções do EUA

Publicado em 7 de novembro de 2019 às 07:59

- Atualizado há um ano

O governo do Irã voltou a produzir urânio enriquecido através da injeção de gás de urânio em centrífugas, informou nesta quinta-feira (7) a Organização de Energia Atômica do Irã (AEOI, na sigla em inglês).

O anúncio intensifica as pressões sobre países europeus para que colaborem com o país persa para contornar as sanções dos Estados Unidos sobre petróleo iraniano, impostas em 2018 pelo presidente Donald Trump, quando anunciou sua retirada do acordo nuclear.

Segundo a AEOI, a injeção de gás começou hoje no complexo nuclear de Fordo e deve enriquecer a substância até a concentração de 4,5% - acima do limite de 3,67% do acordo internacional, mas ainda muito abaixo dos 90% necessários para a aplicação em armas.

O Irã insiste que suas operações de enriquecimento de urânio são utilizadas para fins pacíficos, mas há temores de que a nação possa estar desenvolvendo armas de destruição em massa. Na semana passada, autoridades iranianas impediram o acesso de uma inspetora das Nações Unidas ao complexo nuclear de Natanz, alegando que um alarme soou quando ela entrou na fábrica. Fonte: Associated Press.