Itaú Cultural lança websérie gratuita sobre preconceito, violência e desigualdade

Nos primeiros episódios, Novo Mundo traz depoimentos de pastores evangélicos e é opção de reflexão nos dias de quarentena

  • Foto do(a) author(a) Daniel Aloísio
  • Daniel Aloísio

Publicado em 30 de março de 2020 às 05:50

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução/YouTube

“Dar voz às pessoas que até tem um discurso forte, mas não estão muito presentes nos meios de comunicação tradicional”. Essas são palavras de Natara Ney, diretora da série gratuita Novo Mundo, sobre a escolha dos personagens que participam dos 16 episódios da produção. 

Cada episódio traz uma entrevista com um artista, político, líder religioso, comunicador ou ativista social sobre temas como preconceito, violência de estado e desigualdade social. O primeiro episódio, liberado na última terça-feira (24), no YouTube, traz a pastora evangélica e deputada estadual Mônica Francisco (Psol-RJ).  

“O imaginário construído da figura do pastor é a de um homem branco, rico, que está num lugar de poder. Quando emerge uma figura como a minha, isso causa estranheza”, relata a entrevistada. Monica ainda aborda questões relacionadas ao racismo e o que é ser mulher negra no Brasil.  

Amanhã (31), outro pastor evangélico será o protagonista. Henrique Vieira, cientista social, historiador e teólogo, aborda a diferença entre espiritualidade, religião e fundamentalismo. Ele faz um contraponto sobre quem seria Jesus Cristo, se nascesse nos dias de hoje. 

“Nossa ideia foi criar um espaço para que essas pessoas realmente pudessem falar. Por isso a gente grava num estúdio, com o entrevistado de frente para a câmera e somente sai a voz dele”, disse Natara Ney, que dirige a série junto com Gilvan Barreto. 

Todas as terças-feiras um episódio no canal Novo Mundo será disponibilizado, até o dia 7 de julho. Com base nos depoimentos coletados, um curta-metragem também foi produzido pelos diretores e será lançado ainda esse ano.  

“Nosso desejo é de que as pessoas saiam de um lugar de conforto e promovam mudanças. Nenhum dos nossos entrevistados se acomodou dentro dos espaços que tinha. Na verdade, dentro das suas possibilidades, eles estão mudando a realidade. E, enquanto sociedade, nós estamos entrando num momento de reflexão muito propício para caminharmos nesse Novo Rumo”, finalizou Natara.  

Confira a lista de todos os entrevistados de Novo Mundo e a data de lançamento dos episódios:   

Dia 24 de março: episódio 1 – Mônica Francisco 

Dia 31 de março: episódio 2 – Henrique Vieira 

Dia 7 de abril: episódio 3 – Mãe Meninazinha 

Dia 14 de abril: episódio 4 – Dofono de Omulu 

Dia 21 de abril: episódio 5 – Ruth Mariana 

Dia 28 de abril: episódio 6 – Eliana Souza 

Dia 5 de maio: episódio 7 – Tainá de Paula 

Dia 12 de maio: episódio 8 – Ana Clara Telles 

Dia 19 de maio: episódio 9 – Jacqueline Muniz 

Dia 26 de maio: episódio 10 – Gizele Martins 

Dia 2 de junho: episódio 11 – MC Martina 

Dia 9 de junho: episódio 12 – Jessica Souto 

Dia 16 de junho: episódio 13 – Aline Ribeiro 

Dia 23 de junho: episódio 14 – Mohana Uchôa 

Dia 30 de junho: episódio 15 – Sol Miranda 

Dia 7 de julho: episódio 16 – Bruna da Silva 

*Com orientação da editora Ana Cristina Pereira