Ivan Dias Marques: Holyfield x Todo Duro, uma história de cinema

ivan dias marques
31.10.2014, 06:37:00

Ivan Dias Marques: Holyfield x Todo Duro, uma história de cinema

O maior - ou mais divertido - duelo do boxe nordestino vai virar filme. A história das lutas entre o baiano Reginaldo Holyfield e o pernambucano Luciano Todo Duro será contada em um documentário. A Luta do Século será dirigido pelo baiano Sérgio Machado, o mesmo de Quincas Berro D’Água (2011) e Cidade Baixa (2005). O filme está em pré-produção e as filmagens começam em dezembro e devem ir até janeiro.

O duelo ficou marcado por ser um tanto bruto e pelas trocas de ‘gentilezas’ entre Holy e Todo Duro. Ao todo (segundo a produção) foram oito lutas entre os dois, com quatro vitórias para cada um, desde o início dos anos 90 até meados dos anos 2000. O tira-teima seria este ano, na cidade de Filadélfia, a 355 quilômetros de Salvador, onde Holyfield reside e está à frente de um projeto social. Mas os lutadores acabaram não se entendendo na questão do cachê e o confronto foi para o ralo, com direito, claro, a declarações dos dois lados.

Apesar de terem se tornado até personagens caricatos, Holyfield e Todo Duro tiveram boa carreira no boxe, conquistando diversos títulos nacionais e internacionais numa época em que o boxe nacional tinha uma visibilidade bem maior do que nos dias de hoje, apesar das possibilidades midiáticas da atualidade.

Muito disso se devia às provocações entre os dois, que já saíram na mão até em coletiva de imprensa. Isso tudo bem antes dessas trocas de ofensas pré-lutas de MMA. E, assim como as suspeitas em relação ao que acontece hoje em dia, muito das provocações era mesmo apenas para promover as lutas.

O jornalista Alan Rodrigues, ex-colega de Redação e que vem trabalhando na pré-produção do documentário, me contou uma vez a história de como encontrou a dupla sentada lado a lado e conversando na sala de embarque do aeroporto.

Outro exemplo de como a provocação, ao menos depois de algumas lutas, era ‘arte’ de Holyfield e Todo Duro foi em 2011, quando o baiano acabou tendo boa parte do corpo queimado ao salvar seus sobrinhos e sua mãe de um incêndio. O pernambucano ligou, preocupado com a saúde de Holy, e ofereceu ajuda.

Mais do que um duelo de pugilistas, Holyfield e Todo Duro são exemplos de nordestinos que vieram da pobreza e conseguiram galgar uma vida melhor através do esporte. Essa história semelhante, claro, também será contada no filme. Vale lembrar que Todo Duro já foi tema de um minidocumentário, Vou Estraçaiá (2011), de Tiago Leitão, disponível na internet.

A Luta do Século ainda está na fase de pesquisa, com os produtores do filme realizando consulta de acervos em bibliotecas. Mas uma das grandes fontes para a história do confronto é o mestre Tinho, da Academia Galícia, treinador de Holyfield e que participou da preparação do elenco de Cidade Baixa, que contém cenas de boxe.

Mas, como o acervo documental das lutas entre a dupla é escasso, a produção pede ajuda a quem tiver imagens, fotos, matérias de jornal, etc, para entrar em contato pelo email
alutadoseculo.ba@gmail.com. Vale a pena ajudar em nome da preservação da nossa memória esportiva e cultural.

Triste
Não queria entrar em política, mas é impossível ficar calado ao ver nomes do esporte como Nalbert, Sheilla e Lucão (vôlei), Dani Piedade (handebol), Flávio Saretta (tênis), Wanderlei Silva (MMA) e Enrique Bernoldi (automobilismo) não respeitarem o resultado das eleições presidenciais e partirem para a agressão verbal contra aqueles que não têm a mesma ideologia partidária que eles. Ninguém precisa ficar contente, mas compactuar com o desrespeito às escolhas individuais é um papel lamentável a qualquer esportista que se preze.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/reporter-da-globo-agradece-devolucao-de-celular-no-bonfim-obrigado-e-pouco/
Filho de Gandhy recuperou aparelho que seria levado durante a Lavagem
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cantor-sertanejo-marciano-morre-aos-67-anos/
Segundo o filho, ele sofreu um infarto fulminante nesta madrugada
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/voltar-e-um-presente-diz-criolo-sobre-show-em-salvador-nesta-sexta/
Rapper paulista apresenta turnê Boca de Lobo, inédita na cidade
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/o-assassino-e-alguem-proximo-diz-pai-de-crianca-encontrada-morta-em-alto-de-coutos/
Corpo de menina de 10 anos foi encontrado com blusa suspensa e short na altura da virilha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/fotografo-grava-o-proprio-assalto-durante-lavagem-do-bonfim-assista/
Profissional estava testando a tecnologia 360° quando foi atacado; ele teve três dedos da mão quebrados
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/unbreakable-kimmy-schmidt-netflix-divulga-trailer-da-ultima-temporada/
Episódios estarão disponíveis a partir de 25 de janeiro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sexualizacao-de-mc-melody-vira-assunto-em-canais-de-youtubers-gringos/
Felipe Neto também se pronunciou sobre a situação e resolveu baní-la de seu canal
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/lider-de-quadrilha-que-executou-cabo-gonzaga-e-morto-em-operacao-da-policia/