Ivete, Caetano, Gil, Bethânia, Gal e Daniela gravam disco em homenagem a Mãe Carmem

ronaldo jacobina
23.01.2019, 05:00:00

Ivete, Caetano, Gil, Bethânia, Gal e Daniela gravam disco em homenagem a Mãe Carmem

(Divulgação)
Mãe Carmem vai cantar em disco dos alabês do Gantois

Treze artistas do primeiro time da Música Popular Brasileira vão entrar em estúdio a partir do próximo dia 25, até o dia 4 de fevereiro, para gravar, com os alabês (músicos dos rituais) do Terreiro do Gantois, um disco em homenagem a ialorixá Mãe Carmem. O projeto, que está sendo tocado por Flora Gil, vai reunir Maria Bethânia, Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Zeca Pagodinho, Nelson Rufino, Mateus Aleluia, Margareth Menezes, Marcia Short, Carlinhos Brown, Marienne de Castro e a própria Mãe Carmem, no estúdio Ilha do Sapo, no Candeal. O resultado será um disco, com produção e direção musical de Alê Siqueira, que vem de Portugal, onde mora, para tocar o projeto. Cada um dos artistas vai interpretar um cântico tradicional do candomblé. O álbum terá ainda um samba, feito  por Zeca e Rufino. 

3 X 4 GENTE BOA

(Divulgação)
O publicitário baiano Paulo Rogério comanda o Vale do Dendê

Quando o segundo semestre chegar, Paulo Rogério, nascido no Alto da Terezinha, no subúrbio de Salvador, vai lançar um livro pela editora Matrix, contando histórias de empresas que investiram em inovação com foco na diversidade. Criador do Vale do Dendê, holding social que atua na área de inovação com foco em diversidade (uma versão baiana do Vale do Silício), região que lhe é familiar desde que migrou para Washington D.C, a capital americana, onde aperfeiçoou o inglês que aprendeu com os turistas no Pelourinho. Publicitário, Rogério quase ficou por lá depois de concluir a especialização na University of Maryland, mas sentiu falta do dendê e desejo de aplicar aqui o que viu nos States. “Sentia que aqui faltavam iniciativas e debates sobre inovação, com foco na diversidade, e apostei nisso”, conta. Aqui, começou fazendo consultorias para empresas até criar a holding com o objetivo de estimular empreendedores sociais. Não tardou virou um case de sucesso. Ancorado na formação profissional, através de uma escola que em breve vai ganhar nova unidade; em consultorias; e no fomento de startups nestes segmentos, ele começou a chamar a atenção do mundo. No ano passado, ganhou mais projeção internacional depois de ser convidado para uma conversa com o ex-presidente americano Barack Obama, quando ele esteve no Brasil, que o convidou para palestrar na convenção da Obama Foundation, em Chicago. Logo entrou na lista dos maiores influenciadores afro-descendentes do mundo, faturando o Prêmio MIPAD da ONU.  Ex-aluno do Berkman Klein Center da Universidade de Harvard, principal centro de pesquisa sobre Internet no mundo, fincou sua base na Bahia e os pés no mundo. E é só o começo de sua trajetória de sucesso! 

Barraca das delícias
E as festas privativas em homenagem a Iemanjá continuam pipocando. Uma que já virou tradição é a do restaurante Casa de Tereza, da chef Tereza Paim, que abrirá as portas às 6h da manhã do dia 2 de fevereiro com a Barraca de Tereza que funcionará até às 12h oferecendo mingaus, bolos, mugunzá, café com leite, caldinhos, sarapatel etc. Depois, o serviço continua lá dentro até às 17h, com o cardápio da casa. 

(Foto: Luna Garcia/Divulgação)
Tereza Paim vai abrir restaurante para saudar Iemanjá

Pestana VIP
Já os gêmeos Rafael e Ricardo Cal, que comandam a Oquei Entretenimento, promovem a festa Yemanjá VIP, na piscina do Pestana Bahia Lodge. As atrações são as bandas Filhos de Jorge e Cheiro de Amor. O evento oferece feijoada e open bar de Bohemia com ingressos a R$ 120. 

Estreante
Longe do Rio Vermelho, mas de frente pro mar da Baía de Todos-os-Santos, o Hotel Fasano estreia no circuito das festas populares com sua versão privê no dia 1º de fevereiro, às 20h. O evento terá show de Gilmelândia e um barco para receber as oferendas dos convidados que serão levadas na manhã seguinte à Praia do Rio Vermelho, como manda a tradição.

Fantasia no Trapiche
E a versão carnavalesca da festa Biergarten já tem data confirmada. Será no dia 17 de fevereiro com um baile à fantasia batizado de Baile do Bier, que leva a assinatura de Bruno Boscolo, da Feed Experience Hub. O evento começa ás 15h, no Trapiche Barnabé, com animação de  Magary, Suinga e Microtrio.

Folia para guris 
A marca de refrigerantes Goob, da Indústria São Miguel (ISM), que tem fábrica de Alagoinhas, vai estrear no Carnaval de Salvador patrocinando o bloco Happy, que desfila no sábado sob o comando de Gilmelândia e Tio Paulinho. O contrato e de dois anos e contempla todas as ações de Tio Paulinho na folia baiana. 

Mais +
Este é um dos verões baianos mais bombados dos últimos anos. Desde o final do ano passado, a capital baiana tem atraído turistas do mundo inteiro e tem sido destaque nos principais jornais e revistas do mundo. Salvador voltou a estar na moda! 

Menos – 
E enquanto a capital ganha projeção, o estado da Bahia entra na lista suja de trabalho escravo com 14 empregadores, segundo a Secretaria de Inspeção do Trabalho, do Ministério da Economia. Uma vergonha que, em pleno século 21, ainda vivemos essa situação horrorosa. 
 


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/incendio-destroi-igreja-de-monte-santo-imagem-de-jesus-cristo-fica-intacta/
Cidade não tem corpo de bombeiros e moradores apagaram o fogo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-9-dias-internado-mc-sapao-morre-ao-40-anos-de-pneumonia/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nino-curte-parodia-feita-pela-torcida-e-foca-na-final-do-baiano/
Bahia decide o estadual contra o xará de Feira no domingo (21), às 16h, na Fonte Nova
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/show-em-praia-do-forte-reune-wesley-safadao-gabriel-diniz-e-banda-eva/
As apresentações acontecem nesta sexta (19) e esquentam o clima do São João no estado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/thais-fersoza-diz-que-filhos-nao-vao-ganhar-ovos-de-chocolate-na-pascoa/
A atriz prepara trufas com tâmaras, ameixas, nozes, amêndoas e cacau em pó
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gloria-bell-mostra-que-ha-muita-vida-alem-dos-50-anos/
Julianne Moore é a protagonista em remake de comédia chilena
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/jason-momoa-faz-a-barba-pela-primeira-vez-em-sete-anos/
A campanha tem o objetivo de difundir o uso de alumínios recicláveis
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/imagens-mostram-jogador-daniel-sendo-empurrado-ao-sair-de-boate/
Segurança contou que ele tentou "importunar menina"; cena é de horas antes de crime
Ler Mais