Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Confira como é possível reportar casos como assédio, preços abusivos e outros maus tratos
Da Redação
Publicado em 9 de junho de 2018 às 02:22
- Atualizado há um ano
Experiências ruins em transportes por aplicativo, como o Uber e o 99POP, podem ser denunciados nas próprias plataformas. Os aplicativos possuem políticas de segurança e normas de conduta a serem seguidos pelos motoristas. Exemplo: casos de assédio sexual, moral, mudança de caminho sem aviso prévio ou maus tratos podem ser relatados às empresas em poucos cliques.
Na última quarta-feira (6), a discussão sobre a qualidade dos serviços prestados ganhou força após a maquiadora Mayane Neres denunciar o que, segundo ela, foram “minutos de terror”. Em publicação no Instagram, a jovem afirmou que, durante uma corrida pelo 99POP, um motorista agiu de forma “estranha”, alterou o caminho sem avisar e a amedrontou durante o fim da viagem: “Não foi dessa vez, mas a gente ainda vai se bater”. [[saiba_mais]]Confira guia de como reportar casos a aplicativos:
Uber 1) Abra o aplicativo; 2) No canto superior esquerdo da tela, clique nas três linhas; 3) Escolha a opção “Ajuda” e clique em “Relatar problema com esta viagem”, caso a denúncia ou reclamação seja destinada à última viagem realizada; 4) Ainda na opção “Ajuda”, é possível clicar em uma lista de problemas já especificados pelo aplicativo (como “Revisão de valor”); 5) Clique na opção caso o problema envolva a cobrança da viagem; 6) Em outros casos, na barra lateral da tela de início do aplicativo, é possível clicar em “Suas viagens” para reportar denúncias; 7) Ao clicar, escolha a viagem que é alvo da reclamação; 8) Uma nova tela será aberta e você deverá clicar na opção “Ajuda”, 9) Escolha o problema, que varia de “acidente” a “outros problemas” ; 10) Clique no desejado e digite sua mensagem; 11) Quando terminar, clique em “Enviar”; 12) Espere a resposta do aplicativo e, caso precise, repita as operações.
99Pop
1) Abra o aplicativo; 2) Selecione, no menu lateral, no topo esquerdo, a opção "Histórico de corridas"; 3) Agora, é preciso escolher a corrida com a qual você teve um problema; 4) Em seguida, clique na opção “Informações do motorista”, dê a nota ao motorista e, assim, será possível escrevendo um comentário. Para confirmar, pressiona o símbolo de “check”; 5) Para confirmar, pressione o símbolo "check". 6) Em caso de cobrança indevida ou outros problemas com preços de corrida, acesse, no menu lateral do aplicativo, a opção “Ajuda”, por meio do qual é possível enviar a reclamação.
Canal de denúncia
A 99POP possui um canal específico (0 800) para denúncias. Confira:
1) Digite 0800-888-8999 para auxílio imediato. A assistência, segundo o aplicativo, pode oferecer suporte emocional e psicológico, caso necessário. Também é possível solicitar o envio de um carro em caso de acidentes.