Já passou por maus bocados? Veja como denunciar motoristas de app de transporte

Confira como é possível reportar casos como assédio, preços abusivos e outros maus tratos

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  • Da Redação

Publicado em 9 de junho de 2018 às 02:22

- Atualizado há um ano

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Experiências ruins em transportes por aplicativo, como o Uber e o 99POP, podem ser denunciados nas próprias plataformas. Os aplicativos possuem políticas de segurança e normas de conduta a serem seguidos pelos motoristas. Exemplo: casos de assédio sexual, moral, mudança de caminho sem aviso prévio ou maus tratos podem ser relatados às empresas em poucos cliques. 

Na última quarta-feira (6), a discussão sobre a qualidade dos serviços prestados ganhou força após a maquiadora Mayane Neres denunciar o que, segundo ela, foram “minutos de terror”. Em publicação no Instagram, a jovem afirmou que, durante uma corrida pelo 99POP, um motorista agiu de forma “estranha”, alterou o caminho sem avisar e a amedrontou durante o fim da viagem: “Não foi dessa vez, mas a gente ainda vai se bater”. [[saiba_mais]]Confira guia de como reportar casos a aplicativos:

Uber 1)    Abra o aplicativo; 2)    No canto superior esquerdo da tela, clique nas três linhas; 3)    Escolha a opção “Ajuda” e clique em “Relatar problema com esta viagem”, caso a denúncia ou reclamação seja destinada à última viagem realizada; 4)    Ainda na opção “Ajuda”, é possível clicar em uma lista de problemas já especificados pelo aplicativo (como “Revisão de valor”); 5)    Clique na opção caso o problema envolva a cobrança da viagem; 6)    Em outros casos, na barra lateral da tela de início do aplicativo, é possível clicar em “Suas viagens” para reportar denúncias; 7)    Ao clicar, escolha a viagem que é alvo da reclamação; 8)    Uma nova tela será aberta e você deverá clicar na opção “Ajuda”, 9)    Escolha o problema, que varia de “acidente” a “outros problemas” ; 10)   Clique no desejado e digite sua mensagem; 11)   Quando terminar, clique em “Enviar”; 12)   Espere a resposta do aplicativo e, caso precise, repita as operações. 

99Pop

1)    Abra o aplicativo; 2)    Selecione, no menu lateral, no topo esquerdo, a opção "Histórico de corridas"; 3)    Agora, é preciso escolher a corrida com a qual você teve um problema; 4)    Em seguida, clique na opção “Informações do motorista”, dê a nota ao motorista e, assim, será possível escrevendo um comentário. Para confirmar, pressiona o símbolo de “check”; 5)    Para confirmar, pressione o símbolo "check". 6) Em caso de cobrança indevida ou outros problemas com preços de corrida, acesse, no menu lateral do aplicativo, a opção “Ajuda”, por meio do qual é possível enviar a reclamação.

Canal de denúncia

A 99POP possui um canal específico (0 800) para denúncias. Confira:

1)    Digite 0800-888-8999 para auxílio imediato. A assistência, segundo o aplicativo, pode oferecer suporte emocional e psicológico, caso necessário. Também é possível solicitar o envio de um carro em caso de acidentes.