Já pensou em fazer leite de amendoim? Confira receitas saborosas usando este e outros vegetais

bazar
17.04.2017, 06:00:00

Já pensou em fazer leite de amendoim? Confira receitas saborosas usando este e outros vegetais

Chocolate quente, doce de leite e brigadeiro podem ganhar versões para quem não consume a bebida de origem animal

Com certeza, você já ouviu falar em leite de coco, bastante usado na culinária baiana, principalmente em moquecas. Ou daquele feito de soja, vendido nos supermercados como substituto para o leite de origem animal para pessoas com dieta de restrição de proteína do leite. Mas sabia que dá para fazer leite com outros vegetais? Eles são a saída para quem prefere não consumir produtos de origem animal, são fáceis de fazer e podem deixar receitas bastantes saborosas.  

Leites vegetais substituem facilmente a bebida de origem animal. Além do famoso de soja, comercializado amplamente, cereais, amêndoas e sementes podem ser usados na fabricação (Fotos: Angeluci Figueiredo)

É importante saber que “com leite vegetal dá para fazer tudo que se faria com leite animal”. É o que diz a nutricionista Laís Martins, que retirou o leite de origem animal de sua dieta e usa a bebida feita à base de amendoim no café, por exemplo. 

De acordo com Laís, os mais comuns são os leites feitos com  castanhas como amêndoa, macadâmia, castanha de caju e do pará; o famoso leite de coco; leites de cereais como arroz, aveia e quinoa; além dos feitos com sementes como gergelim, melão, girassol. 

Depois de tirar produtos de origem animal de sua dieta, o cozinheiro Theo De Carvalho começou a cozinhar usando leites de vegetais como substituto. Além da comida  para consumo próprio, ele usa nos pratos que faz. Convidamos ele para mostrar algumas receitas que faz em coffee-breaks e quando cozinha para si e para amigos. Dá uma olhada.

Chocolate quente com leite de amendoim 

Ingredientes:
100g de cacau em pó
1 litro de leite de amendoim
1 colher de amido de milho

Preparo:
O modo de fazer esse chocolate quente é igual a tantos outros. Misture os ingredientes e leve ao fogo até atingir um creme. Se você usar cacau em pó a 100%, pode colocar um pouco de açúcar para adoçar.

Doce de Leite de Castanha 

Ingredientes:
1 xícara de castanhas de caju sem sal
1 xícara de açúcar demerara aromatizado com fava de baunilha
1 xícara de água morna

Preparo:
Hidrate as castanhas por duas horas. Derreta o açúcar em fogo brando para fazer um caramelo. Adicione uma xícara de água morna. No liquidificador, bata as castanhas hidratadas com caramelo. Leve ao fogo até ficar mais espesso.

Brigadeiro de inhame 

Ingredientes:
1 xícara de inhame descascado cozido
3 colheres de sopa de açúcar demerara
30g de chocolate 100% cacau
3 colheres de sopa de leite vegetal
Confeito de chocolate ou cacau em pó

Preparo:
Bata o inhame no liquidificador ainda quente junto com chocolate. Adicione açúcar e o leite vegetal para dar liga. Leve ao fogo brando até conseguir ponto de brigadeiro. Deixe esfriar para enrolar.

Tipos de vegetarianismo 

Os consumidores dos leites de vegetais são pessoas com dieta de restrição a produtos de origem animal. Mas você sabe todas as denominações que existem entre essas pessoas?

Ovolactovegetariano - É a forma mais comum de vegetarianismo. A dieta não tem nenhum tipo de carne, mas aceita ovos, leite e derivados. 

Frugívoros - A dieta dessas pessoas admite apenas frutas.

Crudívoros - Só comem alimentos crus.

Vegano - O veganismo exclui da dieta qualquer produto de origem animal, incluindo ovos, leite, mel, gelatina, além de evitar produtos que usam partes de animais como couro, lã e seda. É mais uma forma de viver do que uma opção alimentar.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas