Jackson passa por outra cirurgia no joelho e só volta em 2018

Segundo médico do Bahia, previsão de retorno aos gramados é de oito a nove meses

  • Foto do(a) author(a) Bruno Queiroz
  • Bruno Queiroz

Publicado em 26 de outubro de 2017 às 12:27

- Atualizado há um ano

. Crédito: Felipe Oliveira / EC Bahia

O zagueiro Jackson passou, nesta quarta-feira (26), por mais uma cirurgia no joelho direito, o mesmo operado no dia 22 de maio. O defensor do Bahia tinha o joelho valgo, uma deformidade que, popularmente falando, deixa a articulação “inclinada para dentro”. Ele não joga mais em 2017.

Jogar, por sinal, foi algo que Jackson pouco conseguiu fazer neste ano. Titular absoluto do Bahia em 2016, o zagueiro disputou apenas oito partidas na atual temporada. Lesionou o joelho no início em março, ficou um mês afastado, voltou aos campos em abril e se machucou de novo. A última vez que entrou em campo foi no Ba-Vi da final do Campeonato Baiano, no dia 7 de maio.

Após idas e vindas entre o campo, o departamento médico e a academia do Fazendão, o clube levou o jogador para ser consultado em São Paulo. Jackson optou por fazer a cirurgia no Instituto do Joelho HCor, com o médico Renê Abdalla, o mesmo que operou o meia Ganso, atualmente no Sevilla, da Espanha.

O médico Luiz Sapucaia, do Bahia, explicou o procedimento do departamento médico do clube no caso. "O caso dele é mais complexo. Teve uma hérnia, lesão no menisco lateral muito ruim, que foi operado, mas agrava pelo desgaste da cartilagem por conta do joelho valgo. Por mais que trate convencionalmente, a dor vai persistir. Só dois caras no Brasil têm experiência com esse tipo de cirurgia: Moisés Cohen é um deles e Renê Abdalla o outro. Indicamos a ele que os procurasse para ouvi-los", esclareceu. 

Segundo Sapucaia, a previsão de retorno do atleta não é nada otimista. "Imagino seis meses (de recuperação), e pronto para jogo talvez de oito a nove meses. Essas coisas acontecem. O que ele tem não é conseguido com trauma, é uma deformidade do joelho que no caso dele ser atleta sofre muito mais dor". 

Jackson tem 27 anos e contrato com o Bahia até dezembro de 2019. Sem ele em atividade, Lucas Fonseca se firmou na zaga tricolor ao lado de Tiago nesta temporada.