Jacuipense vence em casa e conquista vaga inédita na Série C

Leão do Sisal bateu o Floresta-CE em Riachão do Jacuípe; veja fotos do acesso

  • Foto do(a) author(a) Vitor Villar
  • Vitor Villar

Publicado em 21 de julho de 2019 às 17:05

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação / EC Jacuipense
O gol do acesso marcado por Popô, camisa 22 por Reprodução Mycujoo

O Esporte Clube Jacuipense viveu neste domingo (21) o dia mais importante da sua história. A equipe de Riachão do Jacuípe, no Nordeste baiano, vai disputar pela primeira vez a Série C do Campeonato Brasileiro em 2020.

A vaga inédita na terceira divisão nacional saiu após a vitória por 1x0 sobre o Floresta, do Ceará, no Estádio Eliel Martins, em Riachão. No jogo de ida das quartas de final da Série D, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, as equipes tinham empatado em 2x2.

O gol que garantiu o acesso aconteceu aos 29 minutos do segundo tempo com o garoto Popô, após passe de Eudair. Ele havia entrado ainda no primeiro tempo na vaga do artilheiro Marcelo Nicácio, substituído com dor numa panturrilha.

A escalação do Jacuipense teve Jordan; Paulinho Souza (Daniel), Matheus, Railon e Caíque; Thiago Lima, Uelliton e Danilo Rios (Eudair); Jhulliam, Marcelo Nicácio (Popô) e Vítor. Técnico: Jonílson Veloso.

[[galeria]]

O Estádio Eliel Martins fez toda a diferença na campanha. O Jacuipense teve 100% de aproveitamento nas partidas em casa. Bateu ASA-AL, Vitória de Santo Antão-PE e Campinense-PB na primeira fase. Já no mata-mata o time venceu em Riachão o Central-PE, o América-RN e o Floresta-CE.

Segundo o borderô divulgado pela organização da partida, 3 mil pessoas foram ao Eliel Martins.

Já com o acesso garantido, a Série D continua para o Jacuipense. Nas semifinais a equipe baiana enfrentará o Manaus, enquanto a outra semi terá Ituano-SP x Brusque-SC. Todos estão garantidos na Série C. O Brusque eliminou a Juazeirense neste domingo, com goleada por 4x0 no interior catarinense.

O Leão do Sisal conta com jogadores experientes em seu elenco e conhecidos das torcidas de Bahia e Vitória. São eles o atacante Marcelo Nicácio, o meia Danilo Rios e o volante Uelliton, que jogaram na dupla Ba-Vi, além do lateral Paulinho, ex-tricolor.

O Jacuipense foi fundado em 21 de abril de 1965. Os bons momentos, no entanto, só vieram a partir de 2011, quando o clube iniciou parceria com um grupo de empresários. Em 2012, conquistou o acesso à primeira divisão do Campeonato Baiano como vice-campeão da segunda divisão local.

Este é o segundo acesso de um time baiano da Série D para a Série C. Em 2017 a Juazeirense foi a primeira equipe a alcançar tal feito ao bater o América-RN nas quartas de final.