James Franco responde sobre acusações de assédio em entrevista

Ator foi acusado por atrizes no Twitter; uma das atrizes falou sobre novas condutas de Franco após a entrevista

  • Foto do(a) author(a) Vanessa Brunt
  • Vanessa Brunt

Publicado em 10 de janeiro de 2018 às 13:15

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

Após ter vencido o Globo de Ouro na categoria de Melhor Ator em Filme de Comédia ou Musical, James Franco recebeu acusações de assédio sexual através do Twitter. Ao verem o ator no palco recebendo o prêmio e usando um broche do movimento Time’s Up (que incentivou as mulheres a irem de preto para a cerimônia, em um ciclo de protestos fortalecidos no evento), algumas artistas, que já trabalharam com James, foram ao Twitter contar casos de assédio sexual supostamente cometidos pelo ator. A atriz Violet Paley foi uma das que se manifestou na rede social: "Que fofo esse broche do #TimesUp, James Franco. Lembra de quando você empurrou minha cabeça para o seu pênis exposto no carro? E aquela outra vez que você falou pra uma amiga minha ir até seu hotel quando ela tinha 17 anos? Isso depois de você já ter sido pego fazendo aquilo com outra menina de 17 anos?".Cute #TIMESUP pin James Franco. Remember the time you pushed my head down in a car towards your exposed penis & that other time you told my friend to come to your hotel when she was 17? After you had already been caught doing that to a different 17 year old?

— Violet Paley (@VioletPaley) 8 de janeiro de 2018Jessica Valenti, também atriz, relembrou o caso de 2014, em que afirma que o ator deu em cima de uma garota de 17 anos através de conversas no Instagram. "Tanto faz, eu ainda lembro do James Franco tentando ficar com uma adolescente do Instagram".Whatever I still remember James Franco trying to pick up a teenager on Instagram

— Jessica Valenti (@JessicaValenti) 8 de janeiro de 2018Sarah Tither-Kaplan, também pela rede social, acusou Franco de explorar atrizes e fazer elas ficar nuas em seus filmes: "Lembra de umas semanas atrás quando você me falou que a nudez completa que eu fiz em um dos seus filmes por US$100/dia não era exploratória pois eu assinei um contrato? Agora que você tem um Globo de Ouro porque não escreve uns papéis com falas e que não precisam de nudez para as várias mulheres que ficaram nuas e fizeram cenas de sexo nos seus filmes e projetos de arte?".Hey James Franco, nice #timesup  pin at the #GoldenGlobes , remember a few weeks ago when you told me the full nudity you had me do in two of your movies for $100/day wasn't exploitative because I signed a contract to do it? Times up on that!

— Sarah Tither-Kaplan???? (@sarahtk) 8 de janeiro de 2018Ally Shedy também publicou algumas mensagens no Twitter, dando a entender que James Franco era um dos responsáveis por fazer ela se afastar da indústria do entretenimento. "James Franco acabou de ganhar. Por favor, nunca me perguntem porque eu deixei a indústria cinematográfica", disse ela na mensagem que foi apagada logo em seguida. Os dois trabalharam juntos na peça de teatro The Long Shrift, em 2014.

Resposta Na noite desta terça-feira (9), durante participação no programa americano The Late Show, o ator James Franco falou pela primeira vez sobre as recentes denúncias de assédio sexual que envolveram seu nome. Questionado pelo apresentador do programa, Stephen Colbert, o ator respondeu as alegações. "Surgiram algumas coisas no Twitter, eu não as li. Mas fiquei sabendo. Antes de tudo, não tenho ideia do que fiz com Ally Sheedy. Eu a encaminhei para uma peça fora da Broadway, não tive mais que ótimos momentos com ela. Tenho total respeito por ela e não tenho ideia do porquê ela está chateada. Ela apagou o tweet, então não posso falar por ela", justificou o artista. "Sobre as demais acusações… olha, na minha vida, orgulho-me de assumir a responsabilidade pelas coisas que fiz. Eu tenho que fazer isso para manter meu bem-estar. Eu faço isso sempre que eu sei que há algo errado ou que precisa ser mudado, eu faço questão de fazê-lo. As coisas que ouvi que estavam no Twitter não são precisas, mas eu apoio completamente as pessoas que estão falando e que estão tendo voz, porque elas não foram ouvidas por muito tempo", comentou o astro já nomeado pelo Oscar. Por fim, Franco disse que se houver qualquer restituição a ser feita, ele a fará: "Se eu fiz algo de errado, eu vou consertar. Estou aqui para ouvir e mudar o que está errado em minha perspectiva. Estou completamente disposto e quero fazer isso". Durante o late night, nem Colbert nem o ator mencionaram explicitamente um episódio de 2014 em que ele teria tentado seduzir uma garota de 17 anos. A acusação da atriz Violet Paley, que diz que o ator teria tentado forçar um ato de sexo oral, também não foi citada de maneira clara. Confira o vídeo (sem legenda):

Repercussão Após o programa, Violet voltou a se manifestar no próprio Twitter, dizendo que recebeu uma ligação do ator e que não aceita o pedido de desculpas dele, mas que sabe que ele fez doações para uma ONG contra assédios e que acredita que, ao menos, pessoas podem ser ajudadas de tal forma. "A algumas semanas atrás, James ofereceu a mim e a algumas outras  meninas um conveniente pedido de desculpas pelo telefone. Eu não aceito, mas talvez a vida de outras pessoas sejam facilitadas se ele doou todos os seus ganhos da peça The Disaster Artist para @RAINN01", digitou a atriz:A couple weeks ago, James offered me & a few other girls an overdue, annoyed, convenient phone “apology”. I don’t accept, but maybe some other people’s lives would be made easier if he donated all of his earnings from “The Disaster Artist” to @RAINN01.

— Violet Paley (@VioletPaley) 9 de janeiro de 2018