Jardim no banheiro: dicas de como montar o seu

Especialistas ensinam como preparar e cuidar de um jardim dentro do sanitário

  • Foto do(a) author(a) Daniel Silveira
  • Daniel Silveira

Publicado em 18 de setembro de 2017 às 16:40

- Atualizado há um ano

. Crédito: Angeluci Figueiredo/CORREIO

O banheiro é um lugar da casa que não costuma ser a estrela da decoração. Com a Primavera chegando, que tal criar um jardim nesse ambiente? Antes disso, é bom ter em mente alguns pontos: trata-se de um lugar úmido e pouco iluminado. Isso interfere muito na decisão de quais plantas ter e como será o cuidado. O engenheiro agrônomo Alex Sá Gomes alerta para o fato de que qualquer decisão sobre uso de plantas na decor precisa ser pensado desde o início do projeto. “É ele que tem que se adaptar às plantas, não o contrário. O mais importante no paisagismo é escolher a planta ideal para o local que se quer”, diz. Para incluir o verde da melhor maneira possível, confira dicas do paisagista e do design thinker Geo Rochha. Na Casa GR, na Barra, o concept designer Geo Rochha optou por deixar o banheiro com bastante plantas: o ideal é ter espécies que gostem de pouca luminosidade Faça seu próprio jardim Começando Segundo Alex, em casas maiores, é mais fácil do projeto contemplar uma área para plantio, como um jardim interno. “Em apartamentos e lugares menores, usamos vasos, cachepôs e jardineiras pequenas”, diz.

Quais? “Antúrios e spatifilus se adaptam bem”, sugere. Geo Rochha optou, em seu lavabo, por plantas como samambaias e palmeiras. “Sempre uso algumas flores que tiro de meu jardim”, conta.

Luz Mesmo as plantas bem adaptadas a lugares internos precisam. “Depois de um tempo, é bom colocar do lado de fora, isso as renova”, indica o agrônomo. 

Água Mesmo em locais úmidos, a rega é necessária. “O ideal é que elas gostem de umidade”, explica Alex. Outra dica é ficar de olho. “Sentir a terra com o dedo ajuda. Um jardim bonito precisa ser observado”, pontua. Geo lembra: “Flores de corte têm vida mais curta que as plantadas”.