Jean Wyllys está em filme sobre balizas LGBT do 2 de Julho

Documentário será exibido nesta quinta-feira (19), na Sala Walter da Silveira

  • D
  • Da Redação

Publicado em 18 de setembro de 2019 às 10:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: divulgação

(Foto: Divulgação) O ex-deputado federal e ativista baiano Jean Wyllys gravou uma participação no documentário Balizando 2 de Julho, que será exibido nesta quinta-feira (19), às 19h, na Sala Walter da Silveira, com entrada grauita.

O longa-metragem dirigido por Fabíola Aquino homenageia a comunidade LGBT, representada no filme por balizas e balizadores gays e transexuais que ajudam a conduzir as bandas no desfile de 2 de Julho. O longa já havia sido lançado em julho e ganha o relançamento para marcar a participação de Jean.

“É um momento marcante para mostrar a todos, com orgulho e simpatia, o trabalho realizado durante todo o ano. É um momento em que cada banda chega para brilhar”, diz Fabíola sobre a importância das balizas. Ela assina direção e roteiro do filme com Márcio Lima.

Balizando 2 de Julho acompanha a trajetória de Diana Souza, uma baliza trans, e Gabriel Vilasboas, um balizador gay. Durante os ensaios, escolha de figurino e criação de coreografia, eles revelam uma realidade cercada de preconceito e obstáculos como a difícil relação com o mercado de trabalho, a aceitação da orientação sexual e identidade de gênero e a relação com familiares e comunidade.