João Carlos de Oliveira: convite à permanência

artigo
26.09.2015, 07:31:00

João Carlos de Oliveira: convite à permanência

Passei parte da minha infância na Liberdade e no Curuzu. Lá retornei há um mês, em visita à Senzala do Barro Preto do Ilê Aiyê e todas as referências foram subjugadas pelo asfalto e veículos. Com dificuldade em reconstruir, relembrei fotografias do século XIX e início do século passado: a Avenida Oceânica com sobrados e casas térreas, por exemplo. Isso traz a sensibilidade subjetiva e emotiva, em contraponto às transformações urbanas. Vivemos este momento em que o soteropolitano deve reconstruir a sua afetividade para com a sua cidade.
 
Espaços “públicos” estão restritos: fechados, protegidos, cercados, seguros, climatizados; mais receptivos à guarda de veículos do que ao abrigo humano. Ao consolidar esse planejamento afeito ao modelo veicular, não se veem propostas voltadas à permanência, ao uso humano. Praças são inseridas em vazios urbanos, pouco afeitos à permanência ou ao sentido do lugar, como band-aids naquela lesão que nunca irá sarar.
 
Existe um modelo em curso de “gourmetização” urbana. A confecção do mobiliário está ausente ao sentido de permanência e pertencimento. Uma cidade repleta do mosaico repetido de si mesma, em um ambiente reproduzido às centenas.
 
A cidade deve ser pensada em escala 1:1, os softwares de satélite não substituem pranchetas e o humano. Dique do Tororó, Parques de São Bartolomeu, Abaeté e Pituaçu, Praças da Piedade e do Rio Vermelho, Campo Grande e Passeio Público, são espaços lúdicos que permeiam a geometria  urbana. Para que gerar praças que projetadas nos trópicos quando georreferenciadas encontramos nove árvores inseridas em 7 mil metros quadrados de cimento? Salvador não pode mais ser subordinada a gabaritos que não são seus.
 
O Projeto Caminha Fortaleza incentiva caminhadas pelas ruas da cidade ao indicar os pontos de referência. Foi inspirado pelo Walk [Your City], que transformou várias cidades norte-americanas e estimulou a “caminhabilidade” por meio da sinalização para pedestres. Pensando no pedestre, em Salvador apenas 3,8 km separam o Palacete das Artes (Graça) do Terreiro de Jesus (Centro Histórico). Os remanescentes de espaços públicos nesse trecho são locais de encontro com a identidade urbana.
 
Ao iniciar a recuperação do Passeio Público, a equipe técnica do Ipac deparou-se para além do mau estado de conservação com uma perversa lógica da depredação. A conservação preventiva do Passeio Público inicia um convite à permanência, do mais soteropolitano em nós. O antigo horto foi criado a partir de 1810, depois da passagem na Bahia da família real. No início do século XX, a área foi reduzida ao ampliarem o Palacete dos Moraes para ser residência dos governadores.
 
A cidade precisa de ambientes coletivos, onde a socialização irrompa do encontro físico, com o outro, com a cidade. Construídos pelo simples desejo e ensejo de ocupá-la, e a partir desses espaços públicos construir a sua fruição. A gestão do Patrimônio, em seu recorte urbano, permite que as memórias afetivas das nossas cidades não façam parte de álbuns e recortes, mas de uma dinâmica viva e naturalmente contemporânea, apropriada por suas populações.

* João Carlos de Oliveira é diretor geral do Ipac


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/o-foco-e-total-aqui-neymar-se-apresenta-a-selecao-brasileira/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/conheca-um-dos-destinos-mais-procurados-pelos-soteropolitanos/
Potencial do povoado Baixio atraiu o empreendimento Ponta de Inhambupe
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pm-morre-apos-ser-baleado-dentro-de-hotel-no-dois-de-julho/
Vídeo mostra hora do disparo, que atingiu o soldado no rosto
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/homem-agride-e-ameaca-de-morte-funcionarios-de-restaurante-em-salvador/
Caso ocorreu na noite desta quinta-feira (23) em empreendimento na Cardeal da Silva
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/esse-cara-vai-me-matar-luisa-sonza-fala-sobre-regressao-de-whindersson-apos-briga/
Youtuber se envolveu em confusão com influencer Carlinhos Maia; entenda
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/plateia-abandona-sessao-por-cenas-de-sexo-explicito-de-filme-em-cannes/
Cena de sexo bastante longa em banheiro entre personagens foi criticada
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/classico-caverna-do-dragao-e-revivido-em-live-action-para-comercial/
A recepção da propaganda foi tão boa que internautas logo pediram um filme
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/juntos-e-shallow-now-5-versoes-do-hit-menos-piores-que-a-de-paula-fernandes/
Tem nos ritmos forró, country e, claro, no estilo pagodão da La Fúria; ouça
Ler Mais