João Falcão faz estreia nacional da peça Que Deus Sou Eu em Salvador

Inspirada na Bhagavad Gita, peça aborda sentido da vida e autoconhecimento

  • Foto do(a) author(a) Daniel Aloísio
  • Daniel Aloísio

Publicado em 10 de janeiro de 2020 às 10:35

- Atualizado há um ano

. Crédito: Flora Negri/Divulgação

Com mais de 40 peças realiza em quatro décadas de carreira, chegou a vez do diretor teatral João Falcão fazer a estreia nacional de um espetáculo baseado na Bhagavad Gita, livro sagrado hindu. Que Deus Sou Eu entra em cartaz neste sábado (11), às 20h, no Teatro Sesc Casa do Comércio, onde será encenada até o dia 1º de fevereiro, sempre aos sábados.  

Escrita no século IV a.C., a Bhagavad Gita é uma das principais escrituras sagradas da cultura da Índia. O livro apresenta o encontro entre Krishna, personificação do Criador supremo, e Arjuna, príncipe guerreiro atormentado com um dilema moral enfrentado durante uma guerra. “Eu não sou hinduísta, mas me interesso pela filosofia oriental e gostaria que as pessoas a conhecessem. Essa história aborda autoconhecimento e sentido de vida”, explica Falcão. 

Minutos antes da batalha, Arjuna vê que o exército adversário é formado por membros da sua própria família. Isso o desanima e, diante da crise, o guerreiro é iluminado pelo seu mestre e amigo Krishna, que questiona os motivos do seu desânimo e o lembra da sua missão no mundo. “Na vida, a gente sempre tem uma guerra pra enfrentar e tem hora que nos falta entusiasmo. A peça fala sobre como encarar essas dificuldades como uma oportunidade de crescimento”, explicou o diretor. 

Para dar vida ao príncipe guerreiro e à divindade hindu, foram escolhidos pelo diretor dois atores que integraram o elenco de Sonho de uma Noite de Verão na Bahia, musical de Falcão que foi montado e exibido em Salvador. Daniel Farias interpreta Arjuna, enquanto Leandro Villa é o ator de Krishna. “Para mim é um aprendizado interpretar alguém que representa a encarnação de Deus, o criador supremo. Tudo que é falado é sobre autoconhecimento. Trata-se de uma luta física, mas que reverbera em questões sociais e políticas que observamos hoje”, disse Leandro.  

Dhrama

Natural de Recife, capital de Pernambuco, o diretor João Falcão vive em Salvador desde o final de 2018 e, por enquanto, nem pensa em largar a cidade. “Eu vim para fazer um trabalho e fui ficando. Me encantei com as pessoas, principalmente as que fazem teatro. Elas têm uma força muito grande e eu me identifico com isso", explica.

Em 2007, João já tinha lançado a peça Dhrama inspirada na Bhagavad Gita e protagonizada por Alinne Moraes. Os dias vividos na Bahia lhe inspiraram a fazer o novo espetáculo sobre o tema. “É tudo diferente, eu reescrevi inteiro. Tem trilha diferente, título diferente, outra equipe e 13 anos de passagem. Eu me transformei muito nesse período”.  Para Leandro, que hoje interpreta um personagem que um dia foi de Alinne Moraes, encenar outra peça de João Falcão é ainda mais especial. “Eu me sinto passando de nível. Ele já dirigiu grandes nomes, como Marieta Severo, Andrea Beltrão, Marco Nanini e Glória Menezes. Com ele me sinto desafiado a alcançar um outro patamar”.

Serviço: O quê: Que Deus Sou Eu - peça de João FalcãoOnde: Teatro Sesc Casa do Comércio (Av. Tancredo Neves, 1109, Caminho das Árvores)Quando: Neste sábado (11) até o dia 1º de fevereiro, sempre aos sábados, às 20h.Ingressos: R$ 50 (inteira) | R$ 25 (meia). Vendas no local ou site Ingresso Rápido.

*Com orientação do editor Roberto Midlej