João Gilberto deve ser internado em hospital a pedido da filha

Juiz carioca determina arrombamento do apartamento onde o cantor se encontra

Publicado em 3 de abril de 2018 às 19:45

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

O pedido de Bebel Gilberto, filha de João Gilberto, de arrombamento da porta do apartamento de seu pai para possível interdição foi autorizado pelo juiz Renato Lima Charnaux Sertã, da 5ª Vara de Órfãos e Sucessões do Rio de Janeiro. O artista, que está com 86 anos e tem saúde frágil, será avaliado por um perito judicial. Ao que tudo indica, será feito o pedido de internação em alguma clínica.  As informações são do colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo.

O pedido foi encaminhado pela advogada da cantora Bebel, Simone Kamenetz, conforme adiantado na coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo, há uma semana. Ela já tinha pedido a interdição do pai no fim do ano passado para "pôr fim aos negócios temerários que João vinha sendo orientado a firmar, que resultaram na atual condição de quase miserabilidade do artista". Assim, Bebel pôde decidir por ele sobre assinaturas de contratos e movimentações financeiras. Entretanto, a curatela era provisória e terminou em meados de março. 

Os problemas envolvendo o artista tornaram-se públicos desde o cancelamento da turnê que o músico faria em 2011, quando completou 80 anos.  Isso porque o cantor chegou a receber uma parte do pagamento adiantado pelos shows, que não teria sido devolvida.   

Há ainda uma delicada questão familiar no meio. Os filhos mais velhos do cantor e compositor, João Marcelo e Bebel, estão brigando na Justiça contra a companheira do pai, Claudia Faissol, que tem uma filha com João, a caçula Luiza. Eles acusam Claudia de usar o nome do artista para ganhar dinheiro, fazendo-o assinar contratos sem saber do que se trata. Claudia, no entanto, nega qualquer interferência nos negócios de João.