João Leão é favorito para conduzir Secretaria do Desenvolvimento Econômico

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Donaldson Gomes
  • Donaldson Gomes

Publicado em 28 de janeiro de 2019 às 17:54

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Comando da SDE Uma das secretarias estaduais que mais interessam ao setor produtivo na Bahia, a pasta do Desenvolvimento Econômico (SDE) está bem próxima de ser entregue ao vice-governador e atual secretário do Planejamento, João Leão. O desejo do governador Rui Costa, expresso a pessoas mais próximas, era o de colocar para conduzir a SDE alguém com um perfil técnico, dadas as dificuldades que se esperam para os próximos anos tanto no cenário econômico quanto político. Como os nomes sondados até aqui declinaram da responsabilidade de substituir a atual secretária, a deputada  estadual petista Luiza Maia, o nome do vice-governador e cacique do PP ganha força. Um dos sondados para assumir a SDE que declinou é um respeitado empresário que já atuou como executivo de uma das maiores empresas do estado. Pelo que se sabe, o governador Rui Costa ainda não teria desistido de encontrar um nome de peso, mas se este nome não surgir, deve ser Leão mesmo. 

A boa e a má notícia O ministro da Infraestrutura, Tárcisio Freitas deu uma boa e uma má notícia para a Bahia em vídeo divulgado por ele em suas redes sociais. A boa: a concessão do trecho da Ferrovia de Integração Oeste-leste (Fiol), entre Caetité e Ilhéus, sai até o início de 2020. A má notícia foi o silêncio em relação ao trecho entre a região Oeste da Bahia e Caetité, fundamental para o escoamento da produção de grãos do Oeste. Pelo jeito, a solução para o agronegócio baiano vai ser a Ferrovia Norte-Sul, que vai ligar o Porto de Itaqui, no Maranhão, a Santos, em São Paulo. O ministro anunciou para março agora a concessão entre Porto Nacional (TO) e Estrela do Oeste (SP).

Nova Clínica Clivale Com 78 anos de história e a primeira policlínica da Bahia, no bairro da Calçada, o grupo Clínicas Clivale inova novamente no setor de saúde, ao inaugurar nos próximos dia o primeiro day hospital dentro de um shopping.  A unidade da Clivale, implantada numa área de 800 metros quadrados (m²) no Salvador Shopping, recebeu um investimento de R$ 8 milhões e além do day hospital vai oferecer 33 especialidades médicas. O estímulo para o investimento veio do desempenho da unidade que o grupo implantou no Salvador Norte Shopping, que atingiu a marca de 800 atendimentos por dia em seis meses de operação. No ano passado, o grupo registrou um crescimento de 25%, influenciado tanto pelo aumento no número de unidades, quanto pelo cartão de descontos da Clivale. 

Pisos e revestimentos

O Grupo Fragnani, um dos maiores fabricantes de pisos e revestimentos cerâmicos do Brasil, projeta o crescimento de 12% nas vendas nesse primeiro semestre de 2019, em comparação ao mesmo período do ano passado. O grupo também está de olho no mercado externo e pretende aumentar em 10% o volume de suas exportações. Atualmente, a empresa reserva 15% da produção mensal para vendas em mais de 50 países. 

Vestidos de noiva

A Elizabeth Marie, responsável pela curadoria e aluguel de vestidos de noiva, aposta em um crescimento de  20% em seu faturamento este ano. A empresa, que investiu mais de R$ 1 milhão em uma nova sede, possui um acervo de aproximadamente 500 figurinos. 

Doces

O alfajor e doce de leite da marca Havanna estão de volta a Salvador, na recém-inaugurada loja no Salvador Norte Shopping. A rede possui mais de 320 lojas em 12 países. No Brasil são mais de 50 pontos em 20 cidades. No próximo mês, a rede chega ao Salvador Shopping.

Café

O Seven Wonders Café e Bistrô, do empresário baiano Márcio Cardoso, está inaugurando a segunda unidade em Recife. Com isso, a rede chega a 13 unidades, desde a sua abertura há 10 anos. A próxima unidade deve ser lançada em São Paulo.