Joey Ramone: há 20 anos sem o pai do punk rock

Com o Ramones, Joey ajudou a recriar o rock'n'roll; ele morreu em 15 de abril de 2001, aos 49, após lutar contra um linfoma

  • Foto do(a) author(a) Doris Miranda
  • Doris Miranda

Publicado em 15 de abril de 2021 às 14:45

- Atualizado há um ano

. Crédito: divulgação

Feio, magricelo e com quase dois metros de altura. Passados 20 anos de sua morte, Joey Ramone ainda é um ícone do rock e da cultura pop. Tanto quanto a banda que criou em 1974 e que ganhou reconhecimento mundial com a formação clássica aol lado de Dee Dee, Johnny e Marky.

Joey nasceu em 19 de maio de 1951 e, assim como o guitarrista Johnny Ramone, foi o único integrante que se manteve no Ramones desde os primeiros passos até o quarteto encerrar as atividades, em 1996. Obviamente, ele também participou de todos os discos de estúdio lançados pela banda, 14 no total.

[[galeria]]

Ao longo de sua trajetória musical, que durou mais de 20 anos, Joey conquistou o coração de milhares de fãs com sua voz e visual peculiares. Foi esta voz que ajudou algumas músicas a se tornarem clássicos do rock, como I Wanna Be Sedated, Blitzkrieg Bop, Pet Sematary, The KKK Took My Baby Away, Pinhead ou Poison Heart.

Infelizmente, a carreira e a vida de Joey foram interrompidas muito cedo, em 15 de abril de 2001. Após anos lutando contra a leucemia, o vocalista passou para o outro lado do palco. Joey se foi, mas sua voz, suas músicas, sua influência e seu legado não serão esquecidos.

Veja alguns momentos em que os Ramones cimentaram seu lugar cativo na cultura pop, seja na fazendo a trilha sonora do clássico do cinema de terror Pet Semetary, no desenho Os Simpsons ou redefinindo o tema do Homem-Aranha: