Jogo em casa: vale torcer, mas evite confusão com o vizinho

Uso do bom senso na hora de reunir amigos e familiares para ver jogos da Copa em casa; veja dicas

  • Foto do(a) author(a) Victor Lahiri
  • Victor Lahiri

Publicado em 31 de maio de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: (foto: Betto Jr / Arquivo Correio)

Vai chegando o período da Copa e a principal dúvida de quem acompanha os jogos da Seleção é onde reunir a galera para torcer. Uma das principais opções é curtir o momento com segurança, no conforto do lar, porém, aos que moram em condomínio, a alternativa de juntar a família e os amigos em casa nos dias das partidas pode requer um bom planejamento e atenção redobrada, pois é possível que a euforia da brincadeira acabe infringindo as regras da convenção e gerando desentendimentos entre vizinhos.

Para evitar problemas, André Bacelar, que é síndico de um condomínio na região do Alphaville, teve a ideia de promover um “evento” com os condôminos em área comum. É assim que ele vê uma forma de evitar brigas provocadas por excessos nos apartamentos e ainda possibilitar uma ocasião para fortalecer o convívio entre moradores.

“Estamos trazendo para a Copa uma ideia que já aplicamos em outras datas comemorativas, e é uma ótima iniciativa para fortalecer esse contexto de interação. Reservamos um salão de festa e uma churrasqueira, negociamos um telão com uma operadora de TV por assinatura, e todos se divertem”, explica.

Aos condomínios que não realizarão atividades coletivas em dias de jogos da Copa, o presidente do Sindicato da Habitação da Bahia (Secovi-BA) e colunista do CORREIO, Kelsor Fernandes, aponta que o evento esportivo não é período de exceção e a convenção condominial deve continuar sendo respeitada, com atenção redobrada em relação ao bom senso. 

“Por lei, a administração não pode deliberar sobre o que ocorre dentro do apartamento, a menos que isso esteja causando problemas aos vizinhos, então recomendamos que as pessoas façam uso do bom senso e fiquem atentas aos barulhos excessivos e evitem o uso nocivo da propriedade, pois a partir daí a administração poderá atuar, até mesmo aplicando multa”, afirma.

Segurança

Em função do alto trânsito de convidados, a administradora profissional Ludmilla Serra, responsável pela gerência de um condomínio de 64 unidade em Lauro de Freitas, afirma que a triagem dos convidados será redobrada durante a Copa. “Passamos uma circular pedindo que os condôminos deixem uma lista com os nomes dos convidados na portaria. Na chegada dos visitantes, vamos pedir nome completo e RG para ter um controle e poder responsabilizar as pessoas por eventuais problemas”, diz. 

Uma outra questão que foi alterada na convenção em decorrência da Copa foi a manipulação de fogos de artifício. “É principalmente uma questão de segurança e bem- estar, pois o uso indevido dos fogos pode causa acidentes sérios, atingindo a rede elétrica ou algum apartamento, já que se trata de um condomínio de prédios”, afirma.

Goleada de civilidade na copa do condomínio

Barulho Esteja atento aos excessos, volume alto em TVs e aparelhos de som, principalmente nas primeiras horas do dia ou à noite.

Áreas comuns Procure se informar se o seu condomínio promoverá eventos de integração durante os jogos.  Verifique as regras de uso das  áreas comuns, sobretudo em relação às visitas para não infringir a convenção.

Segurança É importante colaborar com a equipe de segurança, informando os nomes dos visitantes na portaria para evitar o trânsito de pessoas estranhas e comprometer a segurança dos condôminos.

Fogos Observe se a convenção permite o uso de fogos de artifício no condomínio, e busque manuseá-los distante das unidades residenciais e da rede elétrica.