Jorge Portugal dá dicas para prova de redação do Enem; assista

Professor e apresentador conversou com o CORREIO e deixou alertas para os estudantes

Publicado em 20 de outubro de 2018 às 10:05

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Com a data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se aproximando, o apresentador, professor universitário e poeta baiano Jorge Portugal conversou com o CORREIO e deixou suas principais dicas para uma prova de redação ideal. As avaliações do Enem acontecem nos dias 4 e 11 de novembro.

Confira o vídeo e as principais dicas dadas por Jorge Portugal:

1. RELEIA Portugal afirma que 'o maior problema' do Enem não está no nível de dificuldade das questões, mas na quantidade delas. "São muitas questões e muito texto para ler", afirma. De tal forma, a primeira dica do professor é manter a atenção, sem deixar de ler nenhuma parte das questões. O ideal é que, se possível, passe o olho novamente no texto antes de dar sua resposta. Sublinhar detalhes também pode ajudar.2. LEIA JORNAIS "Os conhecimentos de Geografia, História e de todas as outras matérias se misturam com a redação. E esses temas estão nos jornais o tempo inteiro". Assim é formulada a primeira dica de Jorge, que indica a leitura de veículos de informação confiáveis como um dos tópicos primordiais."Para ter argumentos para a prova de redação, é necessário conhecer o tema. O tema está aqui, no CORREIO, está nos jornais", enfatiza.3. BUSQUE POR TEMAS VARIADOS PELA INTERNET "Você pode se preparar a custo zero para fazer uma boa prova", afirma o professor, que indica o YouTube e o Google como boas ferramentas para pesquisas. A dica principal é que o aluno busque por temas variados nessas plataformas, asism como nos jornais, mas estando atento para a veracidade dos fatos apresentados. De tal forma, é sempre bom dar aquela olhadinha em um veículo de comunicação confiável para ter certeza.4. ORGANIZE EM TÓPICO "Organizar as ideias é o que faz com que seja possível acreditar que você sabe o tema", diz o professor. Jorge indica que o aluno, antes de escrever o texto, busque organizar as ideias em tópicos para, após, formular cada parágrafo,  5. PREPARE O PSICOLÓGICO  Ter tranquilidade para não fazer a prova com pressa e não cansar com facilidade é um importante detalhe. Levar uma água e o que mais possa ajudar no conforto são boas dicas para manter a mente calma.

Nova data A Aula Show de Português, ministrada por Jorge Portugal e que aconteceria neste sábado (20), na praia de Itapuã, foi transferida para o próximo sábado (27). Para a estudante Tais Silva, 18 anos, as dicas de Portugal têm ajudado muito - principalmente na Redação. "Quero muito tirar uma boa nota, mas não sei se estou preparada. A redação envolve muita pressão, mas é o que mais vale". 

A também estudante Bianca Peixoto, 17, também contou que não tem facilidade com a disciplina. "Mas as aulas dele ajudam muito com o Português", conta.