Jornal Nacional gerou pico de buscas por presidenciáveis na Bahia

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Vitor Villar
  • Vitor Villar

Publicado em 2 de outubro de 2018 às 16:11

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

As entrevistas para o Jornal Nacional, da TV Globo, determinaram até o momento o pico de interesse do eleitorado baiano por cada candidato à presidência, segundo o Google Trends. Os nomes de Fernando Haddad (PT), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB) e Marina Silva (REDE) foram mais buscados no Google, dentro da Bahia, sempre nos dias seguintes às exibições do JN. O recorte é do início da campanha, em 15 de agosto, até a última segunda-feira (1º).

Bolsonaro e a facada

O único a fugir da regra foi Jair Bolsonaro (PSL). O pico de buscas no Google pelo seu nome foi no dia 6 de setembro, quando o presidenciável sofreu uma facada enquanto fazia evento de campanha em Juiz de Fora (MG). Neste dia, Bolsonaro atraiu mais que o dobro de buscas do que seu pico anterior e 100 vezes mais do que os demais candidatos no mesmo dia.

Ainda na esteira do atentado, o dia 7 de setembro foi o segundo maior pico (mas com quase 20% menos buscas) do mesmo período. Antes da facada, o pico havia acontecido no dia 29 de agosto, seguinte à entrevista de Bolsonaro no JN.

Haddad quase chega

O pico de interesse por Haddad na Bahia foi em 15 de setembro. Coincidentemente, foi o dia seguinte à entrevista ao Jornal Nacional e quando o presidenciável visitou Vitória da Conquista e Jequié. Neste dia, o candidato do PT atraiu quase cinco vezes mais buscas do que a sua média durante a campanha.

O segundo maior pico de buscas por Haddad no período foi em 19 de setembro, dia seguinte à entrevista do candidato ao Jornal da Globo e seguinte à divulgação da pesquisa Ibope em que ele crescia 11 pontos percentuais na intenção de voto.

>> Teixeira de Freitas é a cidade baiana mais interessada por Bolsonaro

Líder de buscas

Bolsonaro foi o presidenciável mais buscado no Google na Bahia ao longo de todos os dias de campanha. Só teve a liderança ameaçada em 15 de setembro, dia seguinte à entrevista de Haddad no Jornal Nacional, mas que ainda assim teve 10% menos buscas que o candidato do PSL.

Demais candidatos

O segundo maior pico de buscas por Ciro Gomes no Google na Bahia foi em 18 de setembro, dia seguinte à entrevista dele no Jornal da Globo. Alckmin teve o seu segundo melhor resultado em 22 de setembro, dia seguinte à sua visita a Salvador. Marina não teve outro pico senão o dia após a entrevista no Jornal Nacional.

Google Trends?

Os dados são do Google Trends, ferramenta desenvolvida pela empresa para mostrar tendências de buscas dos usuários do Google. O ‘Trends’ mede a proporção das procuras por determinado termo dentre todas as buscas feitas num local ao longo de um período.