Jornalista lança livro gratuito em Salvador neste sábado (17)

salvador
17.11.2018, 12:29:00
Atualizado: 17.11.2018, 12:37:29

Jornalista lança livro gratuito em Salvador neste sábado (17)

Obra reflete sobre a passagem do tempo; cerimônia será no Cine Glauber Rocha

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

A jornalista e autora Katherine Funke lança Sem Pressa (Foto: Marina Silva/Arquivo CORREIO)

O jornalismo literário da escritora Katherine Funke constrói o livro Sem Pressa, que ganha distribuição gratuita neste sábado (17). A empresária usou a experiência como jornalista para tecer histórias sobre anônimos e famosos e suas relações com o tempo.

Katherine foi repórter nos jornais CORREIO e A Tarde e contou que foi a rotina que despertou nela o interesse pelo assunto. As reportagens serviram de reflexão para a jornalista e despertaram nela o lado de escritora.

“Houve um período em que pude produzir jornalismo de imersão, com textos mais longos e aprofundados, e isso me permitiu observar como as pessoas lidam de formas diferente com a passagem do tempo. Essa experiência foi o que me fez pensar em escrever sobre esse assunto”, contou.

Obra será entregue gratuitamente (Foto: Divulgação)

O livro foi produzido entre 2010 e 2011, mas nunca foi publicado. Segundo Katherine, o tempo foi um dos principais obstáculos. Ela precisou mudar para Santa Catarina, se tornou mãe e criou a própria editoria. Agora, sete anos depois de ficar pronta, obra poderá ser lida, ainda que mais enxuta que a original. “Precisei cortar mais de 30 textos da primeira versão, por conta do edital”, revelou.

A obra traz sete histórias: a trajetória da Oficina de Pandeiros de Tamima Brasil; a percepção de Stella Caymmi, neta de Dorival Caymmi, sobre a velocidade do tempo; a aventura cósmica dos chocolates produzidos pela Amma Chocolate; o dia a dia do restaurante slow food de Patricia Helena Dias; a lenta restauração de objetos de cerâmica recuperados em navios naufragados pelo Museu Náutico da Bahia; um perfil do fotógrafo Christian Cravo, logo depois de seu retorno da África; e outro do cineasta Bernard Attal, diretor do filme A Coleção Invisível.

O livro foi produzido com Bolsa Funarte de Criação Literária e ilustrado por Meryl Dith. O prefácio da publicação é da jornalista e professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) Nadja Vladi, a orelha é assinada pelo escritor e editor Daniel Rosa Dos Santos, e o design é de Pierre Themotheo. Já as traduções de poesias de Charles Baudelaire foram feitas pelo escritor Flávio Dias. 

Katherine contou que o escritor português José Sramago também foi uma fonte de inspiração. “Em um dos livros ele diz que ‘você deve viver sem pressa e sem tempo a perder’. Essas palavras serviram de reflexão”, afirmou.

Sem Pressa será lançado pela Livraria LDM no Espaço Itaú de Cinema (Cine Glauber Rocha), na Praça Castro Alves, das 19h às 19h30. No total, 500 exemplares serão entregues gratuitamente.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas