Jovem dá à luz no meio da rua no Centro Histórico com ajuda de PMs

Parto de Merciane Silva dos Santos, 23 anos, foi ontem à noite na Ladeira da Praça. Hoje, policiais visitaram mãe e filho na maternidade

  • D
  • Da Redação

Publicado em 1 de agosto de 2017 às 09:19

- Atualizado há um ano

O bebê de Merciane Silva dos Santos, 23 anos, nasceu de uma maneira inusitada na noite desta segunda-feira (31). Ele veio ao mundo na Ladeira da Praça, com a ajuda de policiais militares da 19ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Paripe). Merciane e o bebê foram levados para a Tsylla Balbino após o parto(Foto: Alberto Maraux/Divulgação SSP)Merciane começou a sentir contrações quando passava pelo local e pediu ajuda aos PMs, que acabaram fazendo o parto da jovem. Por volta das 18h30, militares que acompanhavam o comandante da 19ª CIPM, major Elsimar Leão, numa solenidade naquela área, foram avisados de que uma mulher estava passando mal.

"Estava na hora pedindo dinheiro, quando senti uma forte dor. Agradeço aos policiais pela ajuda", disse a jovem. Rapidamente, o grupo se deslocou para a Ladeira da Praça e já encontrou Merciane em trabalho de parto. De imediato, foi enviado um chamado para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas os policiais perceberam que não daria mais tempo para esperar o socorro.

"Andamos sempre com luvas descartáveis e álcool em gel. Somos treinados para lidar com esses tipos de ocorrência e conseguimos trazer essa criança com vida e saudável", contou a soldado Ionara Gomes, ao tempo em que ressaltava o papel fundamental do sargento Souza, primeiro a chegar no local. Bebê veio ao mundo com a ajuda de policiais(Foto: Alberto Maraux/Divulgação SSP)Após o parto, mãe e filho foram encaminhados para a Maternidade Tsylla Balbino, na Baixa de Quintas. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, a jovem e o bebê estão bem e permanecem sendo acompanhados na maternidade.

Nesta terça-feira (1º), os policiais que auxiliaram a jovem foram visitar mãe e filho. 

Natural de Ilhéus, Merciane trabalha em Salvador e mora no Centro. Ela é mãe de quatro filhos - três deles sob a guarda da Vara da Infância, que entendeu que a mãe não reunia condições de criá-los, e outro morando com o pai. 

O bebê está sendo alimentado por leite artificial, porque a mãe assumiu ser usuária de drogas. Mãe e filho devem receber alta médica amanhã (2). As informações são da Secretaria da Segurança Pública.