Jovem suspeito de matar avó em Patamares tem prisão decretada

Kayure Delano, 20 anos, atacou os avós no sábado

Publicado em 7 de agosto de 2017 às 12:17

- Atualizado há um ano

O estudante Kayure Delano de Vasconcelos Bezerra Lima, 20 anos, suspeito de ter matado a avó e ferido o avô com facadas e marteladas, teve a prisão preventiva decretada, nesta segunda-feira (7). O ataque aos parentes aconteceu no último sábado (5), no edifício Terrazo Verona, em Patamares.

De acordo com a titular da 2ª Delegacia de Homicídios Atlântico, Milena Calmon, o jovem foi encaminhado para audiência de custódia, nesta manhã, e teve a prisão preventiva decretada. "É um indivíduo que ainda vai passar por exames psicológicos. Ele diz que não se recorda de nada, que só lembra do momento em que caiu", relatou a delegada durante entrevista coletiva na sede do Departameneto de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), nesta segunda. 

Ainda de acordo com a delegada, ele utilizou uma faca e um martelo para matar a avó e ferir o marido dela, a quem tratava como avô. "Ele não demonstrou arrependimento ao conversar sobre a morte da avó", afirmou a delegada. Jovem matou a avó e feriu o avô no apartamento em que moravam, em Patamares  (Foto: Reprodução) Rosana Maria de Vasconcelos Moreira Lima, 55, foi atacada pelo neto enquanto dormia. Ele desferiu golpes de faca e martelo. Ao ouvir os gritos, o marido de Rosana, Francisco Moreira Lima Filho, 48, que estava na sala do apartamento assistindo a uma partida de futebol, tentou socorrer a esposa, mas também foi gravemente ferido pelo rapaz. Depois do ataque, Kayure pulou da janela do apartamento, que fica no 4º andar. Conforme a polícia, a queda do jovem foi amortecida pela vegetação do local em que ele caiu, dentro do condomínio.

"O depoimento dele vai ajudar a esclarecer muitas coisas que, por hora, seguem sem esclarecimentos. Não encontramos drogas no local, apenas relatos de que ele é usuário de maconha, o que também não foi provado", acrescentou. Ele foi submetido ao teste toxicológico.

Apesar de não encontrar drogas no local, a delegada afirmou que Kayure devia estar sob efeito de drogas. "Possivelmente ele estava sob o efeito de drogas, mas não podemos afirmar se ele estava surtado, além disso, ou se foi apenas entorpecentes. Não há histórico de problemas entre eles", afirmou a delegada Milena Calmon. 

O avô de Kayure foi transferido para o Hospital Português. "O avô está em estado grave, porém estável. Todo preso em flagrante é apresentado à audiência de custódia. O inquérito ainda não foi concluído", completou a delegada. 

Família Ainda de acordo com a delegada, ele não tem antecedentes criminais e nem histórico de briga com a família. Kayure é neto biológico de Rosana Maria, que é natural da Paraíba. Desde criança, ele foi criado por ela e por Francisco, com quem era casada há anos. Francisco é natural do Maranhão. Eles moram em Salvador há três anos.

"Ele sempre demonstrou ser um cara muito apaixonado pelo rapaz e por toda a família. Ainda não temos explicações para isso, não sabemos o que estava passando pela cabeça do rapaz e nem se ele tinha envolvimento com drogas", contou um amigo da família ao CORREIO, no domingo (6). Segundo o amigo, Francisco costumava dizer para todos o quanto amava o neto, que considerava um filho. 

No início da tarde deste domingo, o estudante esteve no IML após receber alta médica. Kayure fez exame de corpo de delito e depois foi levado pela polícia num camburão.