Jovens disputam uma vaga na passarela do Afro Fashion Day

Segunda seletiva para o desfile foi realizada no Mercado Iaô e fez homenagem aos Filhos de Gandhy

  • Foto do(a) author(a) Gabriela Cruz
  • Gabriela Cruz

Publicado em 29 de agosto de 2019 às 21:45

- Atualizado há um ano

. Crédito: Florian Boccia

Quando era criança, a estudante Vanderleia Cardoso, 17 anos, pegava as roupas que a mãe vendia, calçava saltos altos maiores que seus pés e desfilava em casa. O sonho cresceu com a jovem, que viu na seletiva de modelos do Afro Fashion Day, realizada ontem, no Mercado Iaô (Ribeira) a oportunidade de realiza-lo. Tal como ela, outros 174 jovens já se inscreveram para a disputa que garante vagas para o desfile realizado em novembro pelo jornal CORREIO. “O Afro valoriza os negros e eu me vejo nessa passarela”, afirma Vanderleia, confiante. Vanderleia Cardoso sonha em ser modelo desde criança (Foto: Florian Boccia/divulgação) Empoderamento Atitude é o que não falta ao garçom Victor Santos, 22, nem ao estudante Ednei William, 16. Ambos apostam em um estilo mais descolado, estiloso e cheio de atitude. “Não sou modelo mas tenho o maior prazer de estar aqui hoje, onde o critério de escolha não nos impede de sermos quem somos nem de usar o que queremos”, diz o Victor. “O Afro Fashion Day para mim é empoderamento, dizer que o povo negro pode tudo, que nosso rosto é lindo sim, que nosso cabelo crespo, nosso nariz e nosso beiço são lindos, que a gente pode subir na passarela e fazer tão bem como qualquer pessoa”, complementa Ednei. Ednei William, 16 anos, apostou na atitude para chegar ao Afro Fashion Day (Foto: Arisson Marinho) A segunda das seis seletivas de modelos não agenciados foi realizada das 14h às 17h e reuniu jovens de 14 a 21 que mostraram bastante atitude diante do júri, formado pela estilista da N Black, Najara Black, pelo curador de moda do projeto, o produtor e estilista Fagner Bispo, e pelo assessor de Comunicação do afoxé Filhos de Gandhy, Carlinhos Soares.

“Hoje na seletiva percebi pessoas muito jovens sabendo trabalhar essa questão da representatividade, mostrando atitude em uma idade em que eu ainda estava me descobrindo, me percebendo. Tenho 14 anos de marca e de lá para cá presenciei essa mudança dos jovens, que já sabem o que querem, do que são capazes, já amam seus traços, sua ancestralidade, o que é o mais importante”, pontua Najara. Mais de 170 jovens já se inscreveram para a disputa que garante vagas para o desfile (Foto: Florian Boccia/divulgação) Os candidatos que participarão das seis seletivas de 2019 concorrem a vagas na passarela do Afro Fashion Day, desfile de moda criado pelo jornal CORREIO para celebrar o talento dos modelos negros de Salvador e a criatividade de estilistas e designers de acessórios baianos, que juntos transformam a data na mais fashion do calendário de eventos da cidade.

“O sonho de pisar em uma passarela mexe muito com os ânimos dos jovens que participam das seletivas de bairro. Esse momento é muito esperado por eles e ver essa possibilidade de ter seu sonho materializado deixam eles ansiosos e cheios de expectativas”, avalia Fagner. “É um trabalho muito árduo para mim e para os outros jurados que participam da seleção. É muita gente bacana. Portanto a minha dica é que o candidato mostre segurança, atitude e diga a que veio para ter seu passaporte carimbado para a passarela mais disputado da cidade”, completa o produtor de moda. O júri foi formado pelo assessor do Filhos de Gandhy, Carlinhos Soares, pela estilista Najara Black e pelo produtor de moda Fagner Bispo (Foto: Florian Boccia) Homenagem Para celebrar sua quinta edição, o desfile deste ano terá como tema a identidade do Cortejo Afro, Filhos de Gandhy, Ilê Aiyê, Malê Debalê, Muzenza e Olodum, revelada através da beleza estética de suas fantasias. Por conta disso, o AFD 2019 está homenageando cada seletiva de modelos não agenciados com o nome de uma entidade. O primeiro foi o Olodum, na semana passada.

“O Afro Fashion Day é uma iniciativa extremamente necessária. É uma esperança de novos tempos. O Correio está ajudando a dar visibilidade para o mundo negro e é isso que o Filhos de Gandhy prega. Nós estamos nos sentindo honrados e privilegiados e poder caminhar este ano neste projeto campeão", afirma Carlinhos Soares. As próximas seletivas serão realizadas em setembro, começando no dia 5 com a edição do Malê Debalê (Foto: Florian Boccia/divulgação) Ainda tem chance As próximas seletivas serão realizadas em setembro: dia 5 tem a edição do Malê Debalê, na sede do bloco, em Itapuã; dia 12 é a vez do Ilê Aiyê, na Senzala do Barro Preto (Curuzu/Liberdade); dia 20, a do Muzenza no Centro Cultural Plataforma; e dia 26, a do Cortejo Afro, no espaço do bloco no Conjunto Pirajá, fechando a temporada 2019.  

[[galeria]]