Juliana Alves faz relato emocionante sobre o nascimento da filha; veja

Atriz compartilhou detalhes do parto humanizado para encorajar mulheres

Publicado em 10 de outubro de 2017 às 18:53

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: .

Pouco mais de duas semanas após dar à luz sua primeira filha, Yolanda, a atriz Juliana Alves publicou um longo e emocionante relato sobre o parto humanizado. Ela também compartilhou um vídeo do momento do nascimento da criança, fruto do relacionamento com Ernani Nunes. Yolanda nasceu no último dia 21 de setembro, ao som da música Iolanda.

"Uma da manhã, a bolsa estourou. Eu não tive pressa porque sabia que dependia das contrações. Em seguida, acabei sendo surpreendida por contrações já fortes e ritmadas. Avisei a obstetra e a doula, que veio para minha casa na intenção de fazer um trabalho de pré-parto, com exercícios na bola, massagens, banho quente, o que fosse preciso para me preparar e para irmos pra maternidade apenas quando estivesse muito próximo do trabalho de parto ativo. Mas, no meu caso, não houve esse tempo, porque as contrações já vieram muito intensas e eu confesso que me assustei um pouco", escreveu.

Juliana contou que gritava de dor no carro, a caminho da maternidade. Chegando lá, ela se tranquilizou porque já estava tudo combinado, em "um plano de parto mais humanizado possível dentro de uma maternidade". A dor, porém, continuava.

"Minhas contrações foram se intensificando e os intervalos diminuindo. Eu não achava nenhuma posição menos dolorosa, não existia um jeito... a gente tinha que descobrir ali. Eu havia 'aprendido' como respirar, mas, na hora da dor intensa, parecia que não sabia nada. Como minha doula Luciana havia avisado, eu entrei na 'partolândia'. Passaram-se horas de contrações fortíssimas e minha obstetra me orientava a conduzir a respiração e como fazer a força certa para ajudar minha filha a descer. Era uma voz firme e segura que me chamava para responsabilidade e me lembrava que quem faz o parto sou eu. Eu tinha que parir", continuou.

A atriz disse que tentou várias posições, na banheira, de cócoras, semi deitada, mas, no fim, pariu com um "mix de todas as posições". Ela contou que, na hora do parto, se agarrava em Ernani, seu marido. "A mente agarrava o amor pela vida dela e o desejo de trazê-la ao mundo. É esse amor que faz você finalmente entender tudo. A dor parece mesmo insuportável, mas não é. Valeu cada minuto! Sentir a pele dela encontrar com meu colo e sua boca encontrar meu seio ainda com o cordão nos unindo... ali ficamos unidas por um bom tempo", concluiu.

Grata à equipe que lhe acompanhou durante todo o processo, Juliana disse que resolveu compartilhar o relato e se expor mais que o habitual para "encorajar outras mulheres a buscar mais informações para conseguirem ter uma experiência de parto mais humanizado e saudável para si e para seu bebê"."É claro que sem radicalismo. É importante avaliar cada caso e as necessidades de cada parto. Porque o mais importante é " nascer com amor" e nascer saudável"!, escreveu.